sábado, 26 de outubro de 2013

Encontro discute alternativas para o ensino de musica para cegos


O I Encontro sobre Ensino de Música para Pessoas com Deficiência Visual é uma realização da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) emparceria com a Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial (CAENE), com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFRN. O evento acontece de 04 a 08 de novembro e traz o tema Educação musical para pessoas com deficiência visual: desafios e possibilidades.

O encontro vai reunir pesquisadores, professores e estudantes de música e tecnologia assistiva.  Estão programadas mesas-redondas, palestras e minicursos com convidados representativos: Dolores Tomé (flautista, filha de músico e compositor cego e uma das principais divulgadoras da musicografia Braille no país), e Antônio Borges (Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, criador de softwares de acessibilidade para pessoas com deficiências – visuais e motoras) – idealizadores e criadores do software Musibraille, e o professor Vilson Zattera, (UNICAMP/SP), contribuidor da metodologia de ensino multissensorial, e realizador de consultoria técnica para criação do setor de Musicografia Braille da Escola de Música da UFRN.  Vilson é também violonista, compositor, arranjador, atualmente está concluindo seu curso de pós-doutorado em música e é deficiente visual.

O objetivo do Encontro  é incentivar os profissionais da área tecnológica a produção de ferramentas que facilitem o ensino musical sem barreiras, além de capacitar docentes e discentes ao atendimento a alunos com deficiência visual em formação musical. As inscrições para o I Encontro sobre Ensino de Música para Pessoas com Deficiência Visual são gratuitas (pede-se doação de 1 kg de alimento não perecível). Informações através da página do Encontro http://encontroemdv.blogspot.com.br/contato: encontroemdv@gmail.com

PROGRAMAÇÃO DE MINICURSOS

Minicurso 1: Musicografia Braille/Software Musibraille – Dolores Tomé (UnB)

Público alvo: Professores e estudantes de música.

Conteúdo programático: 1) Introdução ao sistema Braille; 2) Sinais e noções fundamentais da musicografia Braille; 3) Usando o computador para escrever música em Braille; 4) Introdução ao Musibraille; 5) Transcrição de partituras com o Musibraille.

Minicurso 2: Musicografia Braille numa perspectiva multisensorial – Vilson Zattera (UNICAMP)

Público alvo: Professores e estudantes de música.

Conteúdo programático: 1) a importância dos mecanismos da leitura e escrita no ensino da Musicografia Braille, dentro do processo de formação musical das pessoas com deficiência visual; 2) proporcionar o conhecimento de recursos tecnológicos disponíveis para a produção de partituras em Braille; e 3) contemplar práticas didáticas com alunos e/ou professores com deficiência visual na perspectiva da abordagem multissensorial.

Minicurso 3: Desmistificando a Tecnologia Assistiva, suas técnicas e algoritmos: aprendendo com quem faz – Antonio Borges (UFRJ)

Público alvo: Profissionais da área tecnológica.

Conteúdo programático: 1) Tecnologia Assistiva: máquinas compensando a falta de poder; 2) Aprendendo a sintetizar a voz humana; 3) Reconhecendo e processando a fala; 4) Controlando equipamentos com murmúrios; 5) Utilizando o olhar e as ondas cerebrais; 6) Quais são os limites?

Confira a PROGRAMAÇÃO GERAL no link: http://encontroemdv.blogspot.com.br/p/programacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário