segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Festival Gastronômico da Pipa celebra culturas e prazeres com casa cheia


A gastronomia tradicional e culturalmente reúne pessoas. É celebração, aproximação. E em um festival não poderia ser diferente. No primeiro fim de semana da nona edição do Festival Gastronômico da Pipa, realizado pela Educapipa, a cidade estava cheia. Cheia de pessoas em festa. As características do famoso recanto paradisíaco de Tibau do Sul estiverem claramente em evidência: um lugar de muitos sabores, texturas, técnicas e culturas, e de diversas “tribos”, reunidas para celebrar.

Com um cenário charmoso, as atividades do Festival Gastronômico da Pipa proporcionaram inúmeras experiências ao público local e aos visitantes de todas as idades e costumes. A ação social já tradicional no evento marcou a abertura, na sexta-feira, 04/10, com o preparo do enorme tacho de Arroz de Caldeirada, comandado pelos Chefs Artur Coelho e Welder Albuquerque. O tacho foi dividido em porções, vendidas a cinco reais. Toda a renda foi destinada ao Projeto Afeto, que desenvolve um trabalho social com pessoas com deficiências, em Pipa.

Oficinas, palestra, bate-papo, degustações, atrações culturais e ainda o primeiro Festim, com os Chefs Tadeu Lubambo e Sabrina Mahler, compuseram o cardápio desses primeiros dias de atividades. Pela Arena Gastronômica (cozinha montada na praça dos Pescadores) passaram diversos nomes, inclusive a crítica gastronômica Rosa Morais, responsável pela implantação do primeiro curso de nível superior em gastronomia no Brasil, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Rosa, hoje educadora e Diretora de Hospitalidade e Gastronomia da Rede Laureate, participou de um bate-papo com a jornalista Michelle Rincon, ao mesmo tempo em que o Chef Nito Avelar colocou em prova os patos Aniquim de Goianinha.

Para o coordenador geral do Festival Gastronômico da Pipa, Cláudio Freitas, os primeiros dias foram “sensacionais”. “Com Pipa cheia, cumprimos o nosso objetivo de divulgar e promover o destino. Saimos do turismo local, recebemos significativamente pessoas de diversas partes do Nordeste e do país. Foi um fim de semana de muitos acertos”, disse o coordenador. O Festival segue com programação até sábado, 12.




as expectativas para os próximos dias é positiva. “Esperamos continuar acertando e mostrar ainda mais o que a gente tem de bom aqui na Pipa e em toda a cultura potiguar. Acredito que teremos novamente casa cheia: de amigos, famílias e de uma energia muito gostosa, de muitas delícias do paraíso”, concluiu Cláudio Freitas.



Primeiro Festim reuniu comensais em clima agradável e saboroso, em Tibau

Uma das novidades desta edição são os Festins. O primeiro aconteceu no sábado, 05/10, e reuniu comensais em um clima agradável e saboroso, no Girassóis Lagoa Resort, em Tibau do Sul/RN. Foi um jantar exclusivo, estilo banquete. Na noite, o chef Tadeu Lubambo, do restaurante Camamo, recebeu a catarinense Sabrina Mahler. Sabrina tem formação na Cordon Bleu – Londres UK, foi proprietária do Luna Bistrô em Pipa e em Natal, e a primeira mulher do Nordeste e primeiro Chef do RN a fazer parte da Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA).



A noite contou com menu confiança; com vários pratos surpresas. Foram três entradas, dois pratos principais e uma sobremesa. Como entrada, o Chef Tadeu Lubambo serviu Ostras com sorvete de caipirinha; e a Chef Sabrina Mahler um Tartar de salmão e ovas e um Harumaki picante de carne de sol envolto em açúcar.

Suadinho de Camarões, do Chef Tadeu, e Magret de Pato com molho de porto, cogumelos frescos e purê de damascos com ervas frescas, da Chef Sabrina, foram os pratos principais. E como sobremesa, os dois Chefs serviram um sorvete de uvas Malbec sobre cama de castanhas, o Baco descansado. Todo o menu foi harmonizado com espumantes Rio Sol.



O segundo Festim será realizado na próxima quinta-feira, 10/10, o Chef anfitrião Walter Dantas recebe o Chef Gabriel Vidolin, no Hotel Ponta do Madeiro. Cozinheiro de São João da Boa Vista, interior de São Paulo, Gabriel Vidolin apresenta uma nova perspectiva sobre o tema da alimentação. Com ele, o Leão Vermelho ganha vida. Uma casa que oferece uma experiência única que exige do comensal sensibilidade, imaginação e leveza dentro de um estilo tão distinto. E mais: uma casa exclusiva, com apenas uma mesa para quatro pessoas.



O Leão Vermelho só revela-se aos comensais no dia do jantar. É um convite ao sentimento, propõe um mergulho ao universo de sensações e sabores (leia mais: www.oleaovermelho.com). As reservas para os FESTINS podem ser realizadas pelos telefones (84) 3235-1950/1958/1959 ou na Banca Cidade do Sol, conhecida como Banca do Tota. Cada jantar dará direito ao menu confiance completo harmonizado com bebidas.



O Festival Gastronômico da Pipa (04 a 12 de outubro de 2013) é realizado pela EDUCAPIPA, Associação Educacional Comunitária do Município de Tibau do Sul, entidade não lucrativa que tem por finalidade apoiar, promover e divulgar a cultura, a educação formal e não-formal, as artes, os esportes, e as comunicações no município. Promoção: Prefeitura Municipal de Tibau do Sul/RN. Operadora Oficial: Foco Operadora. Patrocínio: SENAC, La Violetera, Devassa, UnP, Makro Atacadista, SESC, Multibar, Brasinox, São Braz. Apoio: SEBRAE, SESI, Abrasel, Ecoflags, Armação Propaganda, Revista Deguste, Rio Sol, Clan.


A programação completa está disponível no site: www.festivadapipa.com.br. Mais informações podem ser obtidas no site ou pelo e-mail: imprensa@festivaldapipa.com.br.

 


FOTO: ROGÉRIO VITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário