sábado, 19 de outubro de 2013

Orquestra alemã se apresenta gratuitamente no domingo, e na segunda, junto com a Sinfônica da UFRN, apresenta concerto no Teatro Riachuelo.


Domingo e segunda-feira, dias 20 e 21 de outubro, serão datas importantes para a música erudita no RN. Em uma cooperação com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, dentro das atividades do programa UNIBRAL, a Orquestra Sinfônica da UFRN recebe a orquestra KammerOrchester da HochSchule fur Musik de Karlsruhe (Alemanha). É a primeira vez que uma orquestra alemã se apresenta no Rio Grande do Norte. A primeira apresentação do ensemble será no domingo às 18h, no auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN. A entrada é gratuita. Na segunda-feira, a Orquestra Sinfônica da UFRN e a KammerOrchester dividem o palco do Teatro Riachuelo às 21h em um concerto inédito no estado. Na primeira noite, na Escola de Música, a orquestra alemã irá apresentar obras de Strauss, Wolfgang Rihm e Schoenberg. No segundo concerto, as duas orquestras unem suas sonoridades na execução de peças dos compositores Schumann e Edino Krieger. Ingressos para o concerto no teatro Riachuelo já estão à venda na bilheteria ao preço de R$50 (inteira) e R$25 (meia).

A KammerOrchester da HochSchule fur Musik de Karlsruhe (Alemanha) é formada por 43 músicos, sob direção artística do professor Nahum Ehrilch. A orquestra gravou dois importantes CD´s, um deles com o violinista Ivri Gitlis. A vinda da orquestra alemã ao estado vem representar um marco nas celebrações do Ano da Alemanha no Brasil. O concerto no teatro Riachuelo acontece dentro do Projeto “Parcerias Sinfônicas” do SESC-RN.

O encontro de orquestras Brasil-alemanha faz parte das atividades do Programa Unibral, uma cooperação com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Na área de música, este convênio entre a EMUFRN e a HochSchule fur Musik de Karlsruhe tem proporcionado a circulação de alunos e professores entre as universidades, realizando um rico intercâmbio de conhecimento e experiências musicais. A cooperação integra a Hochschule für Musik Karlsruhe e três universidades brasileiras, das quais a UFRN é a única fora da região Sudeste. A realização deste encontro no Rio Grande do Norte recebe incentivo da visão estratégica da internacionalização da educação, promovida pela direção da Escola de Música da UFRN. Em prática desde o início do ano, esta parceria possibilitou a três integrantes da OSUFRN prosseguirem estudos na Alemanha, e trouxe de lá dois alunos de piano para uma temporada de aprendizado na EMUFRN.

A Orquestra Sinfônica da UFRN

Constituída por músicos alunos dos cursos técnico, graduação e de pós-graduação da Escola de Música, a Orquestra Sinfônica da UFRN vem, a cada concerto, se firmando como um dos principais ensembles orquestrais do Nordeste e mais atuantes do Rio Grande do Norte. Sob a direção do Maestro André Muniz, o grupo foi agracido, em 2011 e 2013, com o “Prêmio Hangar” de melhor espetáculo, e recebeu, também em 2012, o Troféu Cultura de “Melhor Show do Ano”. Já se apresentou em quatro estados brasileiros incluindo participações na Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), e SESC-SP em parceria com a Sinfônica Heliópolis.

A OSUFRN tem atuado com solistas de referência como Martin Ostertag (violoncelo), Italo Babini (violoncelo), Fany Solter (piano), Stefano Algieri(tenor) e Gabriela Queiroz (violino). A Orquestra é um Grupo Permanente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e desde 2011 tem atuado em convênio com o SESC, produzindo espetáculos com grande sucesso de crítica e público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário