terça-feira, 22 de outubro de 2013

ESCRITOR GUSTAVO SANTOS LANÇA LIVRO SOBRE IELMO MARINHO

Por Ielmo Marinho em foco

O escritor, comunicador, professor e mestrando em educação Gustavo Santos lança nesta quarta-feira (23), 18h30, no Beco Cultural, a primeira obra literária da cidade de Ielmo Marinho, intitulada de “Inquietudes – Ielmo Marinho em Versos”.

A obra soma 94 páginas e será inicialmente trocada por 3 kg de alimentos não perecíveis que serão doados as famílias carentes da cidade. Publicada pela editora CJA, o prefácio é assinado pelo prefeito Bruno Patriota e o posfácio pelo professor Doutor em Letras da UFRN, Adriano Cruz. A ilustração da capa é assinada pelo artista Miguel Rude. Durante o lançamento do livro, haverá uma exposição das imagens que não entraram no livro, produto das lentes do jornalista e cineasta Daniel Rizzi e do próprio autor Gustavo Santos.

O livro é baseado em uma pesquisa oral e documental sobre a história, cotidiano e personalidades da cidade, destrinchando também a formação da sua identidade cultural. Além de conter toques pessoais e inquietos do autor, que justifica o título. A obra conta com cinquenta poemas e várias imagens que representam o valor cultural, humano e historiográfico de Ielmo Marinho.

Produzido entre 2012 e 2013, a obra traz ensaios fotográficos do jornalista e cineasta Daniel Rizzi, que captam a beleza materializada na arquitetura, nos objetos, no ser humano e no paisagismo bucólico, a partir de ângulos inusitados, alguns deles desconhecidos até mesmo para quem mora na cidade. Os textos são poéticos e geradores de conhecimento, pois progridem ao senso comum, e reforçam o caráter lírico das imagens, ao mesmo tempo em que procuram contextualizar-se no tempo e no espaço, o que torna a publicação um guia estético-didático para aqueles que vão ler o livro.

Para o escritor, o intuito dos cinquenta poemas contidos na obra é servir à população ielmomarinhense. “A ideia do livro é reafirmar a identidade cultural de Ielmo Marinho e estabelecer entre os moradores uma identificação coletiva. Desta forma, propondo um discurso memorialista e saudosista entre os jovens e idosos que fazem parte da história da cidade. Além disso, afirma o meu compromisso com a conservação e divulgação do patrimônio material e imaterial desta cidade pela qual me afeiçoei”, concluiu Gustavo Santos.

Serviço:
Lançamento do livro “Inquietudes – Ielmo Marinho em Versos” – Editora CJA
23 de outubro, quarta-feira, às 18h30.
No Beco Cultural (Rua da Caixa D’ água, Centro – Ielmo Marinho).
Durante o lançamento o livro será trocado por 3 kg de alimentos não perecíveis.
O livro será vendido na Livraria Nobel (Próximo ao Midway).
Outras informações: (084) 9112-5796

Nenhum comentário:

Postar um comentário