terça-feira, 29 de outubro de 2013

EMUFRN promove Oficina de Cordas - aulas e recitais e violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico


De 31 de outubro a 02 de novembro a Escola de Música da UFRN promove a I Oficina de Cordas da UFRN. O evento vai promover master classes, concertos e palestras com os músicos convidados Emmanuelle Baldini e Deborah Wanderley (violino), Richard Young (viola), e os professores da EMUFRN Fábio Presgrave (violoncelo) e Airton Guimarães (contrabaixo).
As inscrições para o evento são gratuitas e acontecem de 21 a 31 de agosto por meio do site oficinadecordasdaufrn.blogspot.com.br

A programação de aulas e palestras acontece na quinta e sexta-feira, 31 de outubro e 1º de novembro, durante manhã e tarde. À noite serão apresentados recitais gratuitos e abertos ao público. A noite do encerramento da I Oficina de Cordas terá concerto no sábado, dia 2 de novembro às 18h, com os professores convidados do evento. Para assistir aos concertos é necessário a retirada do ingresso 01 hora antes de cada apresentação.

Serviço:
I Oficina de Cordas da UFRN, de 31 de outubro a 2 de novembro
Quinta, dia 31/10
20h – Concerto de música de câmara – Professores da UFRN e alunos
Sexta, dia 01/11
20h – Concerto da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil da UFRN
Sábado, dia 02/11
18h – Concerto de encerramento da Oficina – Professores convidados

MÚSICOS CONVIDADOS

Emmanuele Baldini

Nascido numa família de músicos, Emmanuele Baldini foi aluno da classe de “Virtuositè” de Corrado Romano no Conservatório de Genebra. Estudou música de câmara com o Trio di Trieste e Franco Rossi, tendo se aperfeiçoado em Berlim e em Salzburgo com Ruggiero Ricci. Vencedor de diversos concursos internacionais, deu início à carreira solo após vencer o “Virtuositè” de Genebra, e o 3º prêmio no concurso Lipizer, em Gorizia. Tanto como solista como em recitais para violino e piano, apresentou-se por toda Itália e pelas principais cidades europeias, como Viena, Genebra, Munique, Berlim, Paris e Copenhague. Também se apresentou nos EUA, em cidades como Nova York, Miami e Phoenix, pela américa do Sul e pelo Japão, onde fez várias turnês. Interpretou os principais concertos do repertório para violino acompanhado de várias orquestras como a Wiener Kammerorchester, Rundfunk Sinfonieorchester Berlin, Orchestre de la Suisse Romande, Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras. No repertório camerístico, apresentou-se com Ricardo Castro, Silvia Chiesa, Arnaldo Cohen, Jean-Philippe Collard, Antonio Meneses, Caio Pagano, Luca Ranieri, Lilya Zilberstein. Sua discografia inclui gravações para os selos Agorà, Algol, Rivoalto e Phoenix, destacando-se o CDs: Sonatas de Franck e Magnard; Viotti; Paganini e Tartini; Weber e Mendelssohn; e Martucci. Emmanuele foi spalla da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha, Orquestra de Trieste, Sinfônica da Galícia, tendo colaborado também com a Orquestra do Teatro alla Scala de Milão. Desde 2005 é spalla da Osesp e fundou o Quarteto Osesp, do qual é o primeiro violino.

Deborah Wanderley

Natural de Brasília, Deborah se formou Bacharel pela Universidade de North Park em 2010, tendo como professor Richard Young. Atuou em várias orquestra, como a Orquestra Sinfônica de porto Alegre, a Orquestra Sinfônica de Okanagen (Canadá), a Orquestra das Américas e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, onde está atualmente. Destaca-se em sua atuação a produção relacionada a projetos sociais, tendo sido nomeada pela Orquestra Sinfônica de Chicago, nos Estados Unidos, “Musicista Cidadã”. Outro reconhecimento veio com o convite para que Deborah fale-se sobre o impacto das orquestras jovens no desenvolvimento de estratégias sociais na América Latina, durante palestra na Universidade de Harvard, em Boston. Deborah fundou em outubro de 2008, baseada no modelo do programa “El Sistema” (Venezuela), o projeto YOURS, na cidade de Chicago, EUA. Seu trabalho com projetos sociais lhe rendeu prêmios como o prêmio Adelante Award for Community Service, em 2009, o Hildegard Behrens Young Artists Award, em 2010, e o YouthActionNet Global Fellowship, pela International Youth Foundation, também em 2010.

Richard Young

Aos 13 anos Richard Young foi convidado para tocar para a Rainha da Bélgica no palácio real de Bruxelas. Desde então, tem atuado como solista e camerista por todo o mundo. Vencedor do Rockefeller Foundation American Music Competition, foi membro do New Hungarian Quartet assim como violinista do Rogeri Piano Trio. Foi violista do renomado Vermeer String Quartet por 25 anos. Richard gravou mais de 36 trabalhos para selos como Teldec, Naxos, Orion, Cedille, Vox, Musical Heritage, Angelicum, e Alden Productions. Recebeu três indicações para o Grammy e atuou como produtor do CD Haydn’s The Seven Last Words of Christ, gravado pelo Vermeer Quartet e transmitido para mais de 60 milhões de pessoas por todo o mundo. Escreveu um livro sobre Haydn, intitulado Echoes from Calvary e publicado pela Rowman & Littlefield. Doutor Honoris Causa pela Dominican University, Richard desenvolve intensa atividade didática, tendo ensinado em universidades como a Northern Illinois University, a University of Michigan, a Northwestern University, a Wichita State University, a North Park University, além de ser coordenador da área de cordas no Oberlin Conservatory. Além de atuar nas Universidades, Richard atua regularmente ministrando master-classes em importantes centros musicais como Paris e Berlim, e tem feito um importante trabalho com crianças carentes como voluntário em Chicago, no People’s Music School e, como supervisor, no programa de extensão da International Music Foundation. Também tem se envolvido com vários projetos baseados no El Sistema, da Venezuela, incluindo o projeto YOURS, em Chicago, o Neojiba, no Brasil, e o BATUTA, na Colômbia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário