quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Concurso Novos Talentos premia primeira dupla no 9 Festival Gastronômico da Pipa


No primeiro dia de competição, participantes surpreendem jurados com suas Entradas usando o Caju

Uma noite para os novos talentos mostrarem suas experiências e trabalhos. O primeiro dia de competições, nessa segunda-feira, 07/10, apresentou a categoria Entrada e rendeu bons pratos. A prova foi de fogo e este ano teve como grande desafio usar o caju nas preparações. O objetivo é valorizar os ingredientes característicos da culinária regional e, claro, testar os novos talentos da gastronomia, conta o coordenador do evento, Cláudio Freitas.

A Chef jurada Adriana Lucena pontuou que quando soube que a surpresa era o caju, ficou preocupada por achar que o gosto da fruta é muito marcante e não conseguiu pensar em nenhuma mistura. Mas os participantes surpreenderam. Foram apresentadas quatro entradas, pelas duplas Mara Lorena e Renata Simonetti (RN), Ana Lícia e Ana Carla Queiroz (RN), Ivan Teles e Jorge Lucena (RN) e por João Mauricio Siqueira (MG).

Os pratos foram respectivamente: Ceviche Nordestino, Engana Bucho Sertanejo, Made In Nordeste; e Caviar de caju com camarões ao vapor de capim santo, pirão de queijo de manteiga e Sambal de castanha de caju.

Os ganhadores foram Ivan Teles e Jorge Lucena, alunos da UnP, com o prato Made In Nordeste. A receita teve três etapas e ingredientes principais: Pão de caju, Camarão e Peixe. Para a Brusquetta, eles fizeram uma pasta de caju e utilizaram também a manteiga da terra, para acompanhar o Camarão Flambado. Ivan Teles nos deu um breve relato do processo criativo: “Fizemos vários testes, a principio pensamos em um Ceviche, mas achamos um pouco comum, ou que seria óbvio. Queríamos usar coisas básicas e tradicionais da culinária regional, mas fazer algo diferente. E usar o caju, ingrediente obrigatório, foi um desafio grande por que o ele tem um gosto muito forte e teríamos que harmonizar bem para conseguirmos manter os sabores dos outros ingredientes do prato. Juntamente com o regional combinamos outras técnicas e ingredientes de culturas diferentes”, explicou Ivan Teles.

Os jurados do dia 07/10 foram Adriana Lucena, Gabriel Vidolin, Wilson Wanderley, Jaqueline Faraco e Felipe Barreto. Eles usaram como quesito para julgar os pratos: Harmonia de sabor e textura, Criatividade (inovação), Técnica gastronômica, Apresentação do prato (estética), Apresentação pessoal (higiene, postura, organização) e Didática (capacidade de transmitir sua receita com clareza).

Jaqueline Faraco, de Porto Alegre (RS), afirmou que no sul do país o caju é usado como aperitivo ou sorvete e achou diferente experimentá-lo de uma forma salgada, sem tirar o sabor dos outros elementos, além de ressaltar que o pão estava ótimo. Ela também deixou uma dica:  tudo que se é usado na medida certa não tem como dar errado, o principal é ter sensibilidade e paladar”.

O Concurso Novos Talentos continua nesta terça-feira (08/10), com a categoria Prato Principal, e na quarta-feira (09/10), com Sobremesa.

O Festival Gastronômico da Pipa (04 a 12 de outubro de 2013) é realizado pela EDUCAPIPA, Associação Educacional Comunitária do Município de Tibau do Sul, entidade não lucrativa que tem por finalidade apoiar, promover e divulgar a cultura, a educação formal e não-formal, as artes, os esportes, e as comunicações no município. Promoção: Prefeitura Municipal de Tibau do Sul/RN. Operadora Oficial: Foco Operadora. Patrocínio: SENAC, La Violetera, Devassa, UnP, Makro Atacadista, SESC, Multibar, Brasinox, São Braz. Apoio: SEBRAE, SESI, Abrasel, Ecoflags, Armação Propaganda, Revista Deguste, Rio Sol, Clan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário