segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Um Festival Plural

Diversidade marca nona edição do Festival Gastronômico da Pipa

Cultura, raízes, receitas que se reinventam e estão sempre marcando gerações. Essa foi a essência da nona edição do Festival Gastronômico da Pipa, que aconteceu entre os dias 04 e 12 de outubro, marcado pela diversidade, desde a simplicidade do “confort food” até a técnica e excelência da alta gastronomia.

Um lugar que reuniu muitas histórias, exemplos, experiências. Pela Arena Gastronômica passaram Chefs potiguares e de diversos lugares do país, além de novos talentos e também da equipe voluntária de estudantes, que contribuíram para que todos os dias do evento fossem verdadeiros banquetes de conhecimento, cultura e, claro, muito sabor.

Foram nove dias de atividades, entre palestras, oficinas, festins, degustações, shows culturais; um polo plural que traduziu a ideia do Festival a cada ano: divulgar e promover o destino turístico, valorizando a cultura local e proporcionando o intercâmbio de conhecimentos para o desenvolvimento local.

Segundo o coordenador geral, Cláudio Freitas, o dever foi cumprido mais uma vez e o saldo é positivo. “Minha alegria é sentir que deu certo e que tivemos um nível técnico muito bom, principalmente no concurso Novos Talentos, que foi dos melhores. O evento foi extremamente saudável, com saldo positivo, encorajador e com muitas lições para o próximo. O caminhar é esse e o próximo ano já está confirmado e começa agora”, disse o coordenador do Festival.

A programação de encerramento, no Dia das Crianças, contou com apresentação cultural de crianças e adolescentes de Pipa, distribuição de Pippo’s no estande da São Braz, e uma oficina infantil, ministrada pelas Juniors Chefs Isadora Galvao e Dene Lubambo, filha do chef Tadeu Lubambo, ambas com oito anos de idade.

Fizeram parte deste encerramento também as oficinas com a Chef Joyce Francisco, de Florianópolis, apresentada pela Abrasel/RN; os Chefs Mário Portela e Paula Labrak, de São Paulo e Minas Gerais; e o Chef Warison Santos, recebendo o Chef, professor e pesquisador da cozinha brasileira Paulo Machado. Juntos, na última oficina, eles apresentaram o tema Interiores: sertão, caipira e peão de comitiva”.

As atividades culturais foram abraçadas também no encerramento do evento: Manoel de Barros se fez presente na voz de nossa gente, poemas declamados, intervenções teatrais e os shows de Carlos Zens e a banda Uskaravelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário