quinta-feira, 3 de outubro de 2013

SEMANA DA MÚSICA DA UFRN começa nesta sexta


Festival de música clássica e popular acontece de 4 a 12 de outubro na Escola de Música da UFRN, reunindo músicos e professores renomados do Brasil e exterior

 No intuito de promover a música e o conhecimento de forma acessível, a Escola de Música da UFRN realiza de 4 a 12 de outubro a edição 2013 da Semana da Música, evento anual em formato de festival viabilizado com o patrocínio da Petrobras. A abertura acontece na próxima sexta (dia 4), às 20h, no auditório Onofre Lopes da EMUFRN, com apresentações dos grupos Percumpá/UFRN e Orquestra Potiguar de Clarinetes. A entrada é franca para todas as atividades do festival.

Nesta edição, as oficinas em formato masterclass, serão ministradas para 313 alunos inscritos de todas as regiões do país. Nomes como o maestro Jean-François Rivest (Montreal/CAN), o pianista Gilberto Tinetti (SP) e o multi-instrumentista Aurismar do Espírito Santo (SP), estão entre o time de 22 músicos e professores de todo o Brasil e também exterior, escalados para ministrar as oficinas nas áreas de canto, regência e instrumentos orquestrais e populares.

A Semana da Música foi criada com o objetivo de dar visibilidade à produção artística da Escola de Música da UFRN e para fomentar o intercâmbio entre músicos, estudantes e profissionais da área. “Em termos pedagógicos, a Semana da Música é o único festival no Rio Grande do Norte que abrange a música clássica e popular. Os alunos têm oficinas de todos os instrumentos de orquestra e também popular, além do contato direto com profissionais renomados da música nacional e internacional”, enfatiza o professor Fábio Presgrave, coordenador artístico do evento.

Além dos minicursos, a Semana da Música promoverá concertos e recitais na Escola de Música da UFRN, sempre abertos ao público, e contará também com apresentações itinerantes de grupos da EMUFRN em escolas da região metropolitana de Natal. Suas mais recentes edições contaram com público expressivo em todas as ações musicais. Em 2012, nove professores participaram do evento atraindo estudantes de diversos pontos do país.

MÚSICA PARA CRIANÇAS

O público infantil também terá vez no festival. A Semaninha da Música acontecerá paralela à programação geral na quarta e sexta (dias 9 e 11/10). Serão ofertadas oficinas de música para crianças, em quatro turmas divididas por faixa etária, ministradas por professores e estagiários de licenciatura em música da UFRN. Informações sobre inscrições estarão disponíveis no blog da Semana da Música. (semanadamusica2013.worpress.com)

SOBRE A SEMANA

A Semana da Música 2013 conta com patrocínio da Petrobras. O evento é realizado anualmente pela Escola de Música da UFRN e as atividades ultrapassam a Academia chegando a diversos pontos da cidade. Este ano reunirá 22 músicos e professores renomados do Brasil e do exterior que, além de ministrar oficinas gratuitas, também participam de apresentações abertas ao público em geral. Tem como objetivo contribuir para a formação de plateia e o crescimento artístico-musical de jovens estudantes de música através do contato com renomados professores nacionais e internacionais.

A Semana tem 5 eixos: concertos dos convidados no auditório da EMUFRN; oficinas em formato de masterclasses; a itinerância social com apresentações dos grupos da EMUFRN em escolas da Região Metropolitana de Natal; a itinerância pedagógica onde convidados e grupos vão a escolas da cidade e a itinerância artística, que consiste na apresentação dos grupos da EMUFRN em locais de grande concentração de pessoas em Natal.

SERVIÇO
Semana da Música da UFRN
De 04 a 12 de outubro de 2013
Escola de Música da UFRN – Campus Universitário
Avenida Passeio dos Girassóis, s/n – Lagoa Nova
Informações: (84) 3215-3633 | 8866-7221
semanadamusica2013@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário