terça-feira, 18 de outubro de 2011

Blitz educativa orienta sobre direitos da saúde da mulher

O Coletivo Leila Diniz, em parceria com o grupo de teatro Facetas e Mutretas, realizará blitz educativa sobre saúde da mulher em maternidades e unidades de saúde, de 18 a 20 de outubro, em Natal. As blitz encerram atividades do projeto apoiado pelo Fundo Elas, que prevê ações de disseminação sobre os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres assegurados pelo SUS. Amanhã,19, a ação será na Unidade de Pajuçara, às 8h30.


As blitz acontecerão em oito unidades de saúde e maternidades de Natal e tem finalidade de informar os atendimentos e métodos contraceptivos previstos pelo serviço público de saúde. Atores e atrizes informarão acerca do uso da pílula do dia seguinte, preventivo, uso da camisinha e a importância do pré-natal para as gestantes e bebê.

Também haverá informação sobre orientação da Norma Técnica do Ministério de Saúde que alerta aos profissionais de saúde atenderem as mulheres sem julgamentos religiosos. Bem como prevê ressalvas para o atendimento a mulher vítima de violência como: registrado do serviço, orientar fazer denúncia em delegacia e oferecer acompanhamento psicológico.

Com essa ação, o Coletivo Leila Diniz pretende defender o SUS, disseminar o papel do estado democrático e fortalecer as mulheres informando os direitos já conquistados no campo da saúde.

Visite nosso site:
www.coletivoleiladiniz.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário