quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Professor da USP ministra palestra sobre Nobel da Física durante CIENTEC

O Professor José Ademir Sales de Lima ministra palestra nesta quinta-feira da Cientec (20) sobre o tema do Nobel da física 2011, “Supernovas e Aceleração do Universo”. O evento acontece no auditório do Departamento de Física (Laboratório II) da UFRN, às 15h.

José Ademir é professor Titular do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP) e ministra palestras de divulgação científica na área da cosmologia com o intuito de democratizar a ciência, difundido o saber científico para públicos não especializados.
Na palestra do dia 20 o professor provocará a discussão da física envolvida nas observações de Supernovas, as principais consequências cosmológicas e sua possível conexão com a existência da chamada Energia Escura, uma substância desconhecida que pode ser responsável por mais de 70% da matéria-energia contida no Universo.
O Prêmio Nobel de Física de 2011 foi atribuído conjuntamente a três cientistas que descobriram que a expansão do universo está acontecendo de maneira acelerada. Desde os anos 90, os vencedores do Nobel, os físicos Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess, estudam as supernovas do tipo Ia – as violentas explosões resultantes da morte de estrelas anãs brancas (astrônomos usam essas explosões como uma “vela padrão” para medir as distâncias de objetos no universo).
De acordo com Ademir, “a gravidade repulsiva provocada pela Energia Escura é a explicação mais plausível para a expansão cósmica acelerada, segundo a principal corrente de estudo da cosmologia”. No entanto, explica que “a existência de algumas dificuldades conceituais relacionadas com essa interpretação estimulou a comunidade dos cosmólogos a propor um verdadeiro ‘zoológico’ de interpretações alternativas”.
Com base na declaração do professor Ademir é possível perceber que está será uma palestra provocante e de muitos esclarecimentos não só para os amantes da física, mas para todos os interessados.
Serviço
Palestra gratuita: “Supernovas e Aceleração do Universo”.
Local: Auditório do Departamento de Física (Laboratório II) -  UFRN
Data:  Quinta-feira, 20/10, 15h

Sobre José Ademir Sales de Lima:
Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1976), Mestrado e Doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1990)  e Pós-doutorado na Brown University  (USA). Foi  Professor da UFRN de 1977 até 2005. Atualmente é professor  Titular do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Física e Astronomia com ênfase em Cosmologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário