terça-feira, 25 de outubro de 2011

Comissão de Saúde discute o câncer

Presidida pelo deputado Antônio Jácome (PMN), a Comissão de Saúde reuniu-se na manhã desta segunda (24) para discutir os altos números das vítimas de câncer no estado, especialmente do tipo mamário. De forma geral, os casos da doença no Rio Grande do Norte subirão 4% este ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O estado encerrará 2011 com 540 novos casos em (220, apenas em Natal). A média fica um pouco acima da registrada entre 2008 e 2009: 520 casos. No sexo feminino, o câncer de colo de útero e o de mama são os que mais matam no país. Em 2007, tumores de mama causaram a morte de 11.060 mulheres. Médico por profissão, o parlamentar pediu que os presentes sugerissem iniciativas para melhorar a qualidade de vida e diminuir o número de vítimas.


Compondo a mesa, o presidente da seção potiguar da Sociedade de Mastologia, Jader Rodrigues, sugeriu que o direito da mulher de realizar uma mamografia anual gratuitamente a partir dos 40 anos seja garantido. Ele destacou ainda a importância do movimento popular mundial Outubro Rosa, quando instituições e membros da sociedade chamam a atenção para o câncer de mama por meio do uso de um laço rosa na roupa ou em fachadas de prédios. O médico ressaltou que a mamografia, quando indicada, é um dos principais meios de prevenção da doença. Mamógrafos mal distribuídos e de manutenção inadequada foram dois entraves levantados pelo mastologista.

Presente na audiência e curada de um câncer de mama há quase 25 anos, Gilvanete Silva, hoje militante do Outubro Rosa na cidade, ressaltou que foi salva pelo auto-exame nos seios, o que permitiu a detecção precoce da doença e a consequente cura.

O deputado Fábio Dantas (PHS) destacou o papel da Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer, referência em assistência médica, diagnóstico e tratamento especializado ao paciente oncológico. O superintendente da entidade, Roberto Sales, solicitou a participação da sociedade nos trabalhos desenvolvidos pelo hospital, seja com trabalho voluntário ou por meio de doações financeiras. “A construção dos segundo e terceiro andares da Liga ampliará consideravelmente o número de pacientes atendidos”, prevê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário