sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Governo Federal define prazo para análise do Projeto de Macrodragagem do Pataxó, em Ipanguaçu

Se obra não for concluída antes do período chuvoso, município corre grave risco de ser inundado mais uma vez

Em reunião com o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, o secretário Executivo do Ministério a Integração Nacional, Alexandre Navarro, e o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, asseguraram, em Brasília, que a análise do projeto de desassoreamento do Rio Pataxó será concluída até o próximo dia 1º de novembro.


“Fizemos uma explanação sobre o tamanho da urgência e da necessidade dessa obra para a população de Ipanguaçu. Disse que é inadmissível continuarmos convivendo com esse problema de alagamentos, enchentes, prejuízos econômicos e danos humanos que tanto prejudicam, há mais de 20 anos, o desenvolvimento de nosso município. Espero, e vigio, para que o prazo seja cumprido e que a União e o Governo do Estado também façam as suas partes para que esse projeto saia do papel”, afirmou o prefeito Leonardo.

O assoreamento do Rio Pataxó tem provocado prejuízos milionários em Ipanguaçu, ano após ano. Nos últimos 20 anos elas tem se intensificado. Nos últimos quatro anos, três grandes enchentes devastaram plantações, invadiram e derrubaram casas, desabrigaram centenas de famílias e isolaram milhares de pessoas em diversas comunidades rurais. Por conta dos prejuízos, empresas de fruticultura, instaladas em Ipanguaçu, demitiram mais de 1500 pessoas, o equivalente a mais de 10% da população ipanguaçuense.

O projeto de macrodragagem do Pataxó compreende a limpeza da mata ciliar e a retirada de areia da calha do rio por 21 quilômetros de extensão. As obras permitirão que a água deságue no leito, escoando livremente para o rio Piranhas, não transbordando para a cidade. O projeto está avaliado em R$ 7,3 milhões.

“A audiência foi positiva porque o projeto já tem convênio e recursos empenhados e necessita apenas da análise e aprovação para que os recursos sejam liberados. Precisamos fazer isso a tempo de evitar enchentes no próximo ano”, disse Leonardo Oliveira.

As obras serão executadas pelo Governo do Estado, com recursos federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário