segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Faern participa da reeleição de Kátia Abreu na CNA

Nesta sexta-feira (14), a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, foi reeleita para comandar a entidade nos próximos três anos pelo Conselho de Representantes da instituição.


Titular da chapa única formada para a eleição, a senadora concorreu em colégio eleitoral integrado pelos 27 presidentes das Federações estaduais de agricultura e pecuária, juntamente com a nova diretoria, que comandará a CNA pelo triênio 2012-2014.

“Foram três anos de muita luta e de bons resultados. Agora vamos continuar trabalhando para trazer segurança jurídica ao produtor rural, contribuir para a geração de emprego, de Produto Interno Bruto (PIB), e mostrar aos brasileiros e ao mundo que somos a maior e mais barata agricultura do planeta”, afirmou a senadora após a eleição.

Vieira

Presente ao evento e participando com o seu voto, a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), enviou o seu presidente, José Álvares Vieira, para a votação, que ocorreu na sede da CNA, em Brasília. “Foi um momento para relembrar os bons projetos e as iniciativas encapadas pela senadora Kátia. Por isso a sua vitória é merecedora de todos os elogios”, ressaltou Vieira.

Mulher no comando

Primeira mulher a comandar a CNA, uma Federação Estadual de Agricultura e Pecuária e um Sindicato Rural, a senadora Kátia Abreu prometeu que continuará trabalhando em defesa dos 5,175 milhões de produtores rurais do Brasil, responsáveis pelo crescimento de 228% da produção agropecuária nos últimos 34 anos e pela preservação ambiental. “O setor garantiu ao País a formação de uma “poupança ambiental” de 73,7 milhões de hectares, áreas que deixaram de ser utilizadas graças ao esforço modernizador da agropecuária nacional”, lembrou a senadora.

Desde 2008, quando foi eleita presidente da CNA pela primeira vez, a senadora Kátia Abreu vem atuando nos debates sobre a questão ambiental, propondo ações que permitam o equilíbrio entre a produção de alimentos e a preservação do meio ambiente. A presidente da CNA considera essencial a atualização do Código Florestal brasileiro, aprovado na Câmara dos Deputados em maio e em tramitação no Senado, para garantir segurança jurídica a 95% dos produtores rurais, jogados na ilegalidade pelas constantes mudanças da legislação ambiental.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura do RN, essa luta da senadora e de todos os representantes das Federações, merece uma observação mais atenta da sociedade. “Com a aprovação do novo Código Florestal, os produtores poderão continuar produzindo alimento de qualidade e barato em 27,7% do território, mantendo os atuais 61% da vegetação nativa preservados.” explicou José Vieira.

Senar

Sob a presidência da senadora Kátia Abreu, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) desenvolveu ações que capacitaram mais de três milhões de produtores rurais por meio de cursos de formação profissional rural oferecidos em todo o País. Também foram desenvolvidas atividades de promoção social, que reuniram aproximadamente um milhão de participantes, além de programas especiais, executados pelas unidades regionais, beneficiando 16,578 milhões de pessoas.

Merece destaque o programa Útero é Vida, que proporciona acesso aos exames laboratoriais preventivos do câncer de colo de útero às mulheres do campo. Outro programa lançado em sua gestão foi o SENAR Rondon, que garante o intercâmbio de conhecimentos entre alunos do ensino técnico e universitários de diversas áreas e as comunidades rurais. O SENAR ofereceu, ainda, cursos à distância, nos quais foram matriculados 51.423 participantes.

De acordo com José Vieira, que é presidente do Senar no Rio Grande do Norte (Sistema Faern/Senar), os trabalhos e cursos oferecidos pela instituição ganharam o destaque merecido por conta da senadora. “Para você ter uma idéia, aqui no RN, a nossa base de cursos, o nosso centro, é destacado com o nome da senadora Kátia. E durante essa semana, na Festa do Boi, ele foi usado para a promoção de oficinas dos mais diferentes assuntos. Todas elas, voltadas para os nossos produtores rurais. E esses cursos somente podem ocorrer por conta da força do Senar nacional, presidido pela senadora Kátia Abreu”, informou Vieira.

Nova Diretoria

Além da presidente, senadora Kátia Abreu, compõem a nova Diretoria do triênio 2012-2014, o 1º vice-presidente, João Martins da Silva Júnior (BA), Vice-Presidente de Finanças, José Mário Schreiner (GO), Vice-Presidente Executivo, Fábio de Salles Meirelles Filho (MG) e o Vice-Presidente Secretário, José Zeferino Pedroso (SC).  Os cargos de vice-presidentes diretores serão ocupados por Assuero Doca Veronez (AC), Carlos Rivaci Sperotto (RS), Eduardo Riedel (MS), Júlio da Silva Rocha Júnior (ES) e José Ramos Torres de Melo Filho (CE).

Também foram eleitos nesta sexta-feira os titulares e os suplementes do Conselho Fiscal da CNA. Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL), Carlos Fernandes Xavier (PA) e Raimundo Coelho de Souza (MA) foram eleitos titulares do Conselho Fiscal. Os suplementes são José Álvares Vieira (RN), Muni Lourenço Silva Júnior (AM) e Renato Simplício Lopes (DF).


Paulo Correia / AEcoar
Com informações do Canal do Produtor.com
9986-7476

Nenhum comentário:

Postar um comentário