terça-feira, 29 de abril de 2014

Greve na UFRN

Desde a semana passada, quando aconteceu a primeira assembleia de greve na área da saúde, que o complexo hospitalar da UFRN tem sido alvo principal de atividades da greve. Tudo começou na terça-feira (22), pós feriado, com a já referida assembleia, seguido de reunião do comando local de greve à tarde no HUOL, no mesmo dia. Depois foram os atos públicos realizados durante as manhãs subsequentes (quarta, quinta e sexta), variando entre HUOL, MEJC e o antigo Hosped.

Na oportunidade os servidores em greve dialogaram com a população e com os próprios colegas que ainda não aderiram ao movimento. A ação evidencia uma das principais preocupações e pauta de greve, que é a revogação da lei que criou a EBSERH. Ficou claro para os usuários do SUS e sociedade em geral que a luta dos técnico-administrativos vai além de melhorias salariais, mas passa por melhorias do serviço público, nesse caso específico, dos hospitais universitários.
Greve na UFERSA
Em sua reunião ordinária realizada na última quinta-feira (24), o Conselho Universitário da Ufersa aprovou, de forma unânime, uma moção de apoio à greve dos técnico-administrativos das IFEs. Toda a comunidade acadêmica daquela universidade está consonante com os anseios dos técnicos, lembrando que o conselho é composto por estudantes, técnicos e maioria de professores. Veja a íntegra da Moção de Apoio:
"O Conselho Universitário – Consuni da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), reunido em sua 3ª Reunião Ordinária de 2014, em 24 de abril de 2014, reconhece que as universidades federais obtiveram avanços nos últimos anos, com expansão, reestruturação e interiorização da educação superior. Entende também que as negociações relativas ao acordo de greve realizado em 2012, bem como a pauta de reivindicações  protocolada junto ao governo federal que visa aperfeiçoamento da carreira dos servidores técnico-administrativos em educação das Instituições Federais de Ensino são fundamentais para assegurar a consolidação destes avanços e para a garantia da qualidade dos serviços ofertados à sociedade. O consuni apoia a greve dos servidores técnico-administrativos da Ufersa, como também a garantia de não retaliação  de qualquer maneira ao movimento paredista, defendendo o dialogo permanente com a apresentação concreta de propostas."
Mossoró, RN, 24 de abril de 2014.
José de Arimatea de Matos - Presidente

Calendário de Atividades
O Comando Local de Greve esteve reunido na tarde desta sexta-feira (25) e definiu as atividades de greve para a próxima semana, no período de 28/04 a 02/05. Confira!
Terça-feira (29/04)
08h30 - Assembleia Geral, no Auditório da Reitoria, seguida por marcha com charanga, até o Complexo Esportivo da UFRN. Participação em Sessão da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte.
15h00 - Reunião do CLG, na Praça Almirante Tamandaré.
17h00 - participação em Ato Público promovido pelo SINTOPARN, no mesmo Local, em frente ao SINTRO.
Quarta-feira (30/04)
09h - reunião com os “Caravaneiros”, no Auditório do SINTEST/RN.

Sexta-feira (02/04)
Manhã: ato diante da Divisão de Transportes e Oficina – DTO.
Sobre a Greve dos técnico-administrativos das IFEs
A greve dos técnico-administrativos das universidades federais brasileiras foi deflagrada no dia 17 de março e em sua terceira semana já conta com a adesão de 36 universidades, das 45 filiadas à Fasubra, federação que representa a categoria nacionalmente. Os pontos da pauta específica tratam do aprimoramento da carreira com aumento de piso e step, ascensão funcional, turnos contínuos com jornada de 30h sem redução salarial para manter as universidades abertas nos três turnos, cumprimento integral do acordo da greve de 2012, revogação das orientações normativas sobre a insalubridade com contagem do tempo especial, isonomia e valorização dos benefícios entre os três poderes, revogação da lei que criou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/EBSERH - com concurso público pelo Regime Jurídico Único (pela aprovação da ADIN) e não a perseguição e criminalização da luta, com democratização já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário