quarta-feira, 30 de abril de 2014

Após revitalização na pintura, Museu da Cultura Popular é pichado por vândalos


O espaço conhecido como Rodoviária 
Velha, onde funciona o Museu da 
Cultura Popular, na Ribeira, foi vítima 
da ação de vândalos nesse final de 
semana. 

Após ter passado por uma revitalização em sua pintura na última quinta-feira (24), o aparelho foi totalmente pichado com desenhos e palavras de ordem. A pintura, realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), terá que ser refeita, o que custará um prejuízo de R$3 mil aos cofres públicos.

O espaço conta com 12 boxes de lojas, no piso inferior, que são de responsabilidade da Semsur. E o Museu da Cultura Popular, no piso superior, de responsabilidade da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). Valério Max, diretor do departamento de operações da Semsur, explica que a secretaria está dando continuidade à revitalização do espaço, fazendo a pintura interna do prédio. A recuperação contempla o lixamento, recuperação da alvenaria e a pintura, que incluindo a mão de obra, custará o valor de R$ 40 mil e devido ao ocorrido, só será concluída no final da próxima semana.

De acordo com o diretor do Departamento de Feiras e Mercados da Semsur, Jonas Gregório Mendes, há segurança particular no local apenas nos turnos matutino e vespertino, o que teria facilitado à ação dos vândalos. O secretario da pasta, Raniere Barbosa, entrou em contato com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social para intensificar as rondas realizadas pela Guarda Municipal e evitar que ações como esta se repitam.

Depredação ao patrimônio público é crime, previsto no Art. 163 do Código Penal, qualificado pelo inciso III, que prevê detenção mais multa. A secretaria está verificando as imagens das câmeras de segurança instaladas no local para tentar identificar e punir os responsáveis pela depredação do espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário