sexta-feira, 25 de abril de 2014

USB Mirassol abre campanha de vacinação e realiza Feira da Saúde neste sábado

Em parceria com o Lions Clube Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade Básica de Saúde (USB) Mirassol, abre neste sábado (26), Dia de Mobilização Nacional, a Campanha de Vacinação contra a Gripe em Natal. Em todo o país, a campanha prossegue até o dia 09 de maio com o objetivo de vacinar 80% de um quarto da população brasileira, o equivalente a 49 milhões de pessoas.


Em paralelo a campanha de vacinação, a USB Mirassol também fará a abertura da Feira de Saúde com diversos atendimentos básicos de saúde. Isso está sendo possível graças a uma segunda parceria firmada, desta vez, com a Drogaria Amadeus. Os dois eventos serão abertos simultaneamente às 8h, pelo secretário titular da pasta, Cipriano Maia Vasconcelos.

A campanha de vacinação contra o vírus da gripe será realizada das 8h às 17h na sede da própria unidade de saúde que funciona na Rua das Violetas, s/n, Conjunto Mirassol. A abertura contará com uma dança de bolero, sendo apresentada pelo casal Jorge Silva e Doroti Silva, integrantes do Grupo de Idosos da referida USB. A Feira da Saúde, por sua vez, será realizada das 8h às 12h, oferecendo atendimento médico, de enfermagem, saúde bucal, nutrição e palestras. A feira será aberta com uma peça teatral sobre a Dengue que será apresentada por um grupo do Centro de Zoonoses da SMS.

Na área médica, será disponibilizado atendimento de clínico geral, ginecologista, pediatra, psiquiatra, reumatologista e fisioterapeuta; na de enfermagem, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, verificação de peso, preventivo e vacinação contra influenza. As pessoas também terão acesso à saúde bucal por meio de avaliação, palestras e aplicação de flúor; bem como avaliação nutricional, que inclui orientação para desinfecção de alimentos e aplicação de vitamina “A”.

As palestras abordarão os seguintes temas: “Produção de Hortaliças em Área Urbana”, pelo técnico agrícola, Renato Damasceno; “Planejamento Familiar”, por Marines Bozzetto; e “Saúde Bucal”, pela dentista Eliene de Oliveira e estagiários de odontologia. Segundo cálculos da diretora da USB Mirassol, Márcia Barreto, os dois eventos deverão contar com a presença de cerca de mil pessoas.

IMUNIZAÇÃO
Conforme orientações do Ministério da Saúde serão vacinadas crianças de até cinco anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, mulheres que deram a luz há menos de 45 dias, trabalhadores da saúde, indígenas, detentos e funcionários do sistema prisional. Também terão direito a vacina, portadores de doenças crônicas, como, por exemplo, diabetes, hipertensão e asma. Para tanto, deverá ser apresentado, na ocasião, uma declaração medica.

A imunização protege as pessoas contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses, que devem ser aplicadas antes do período de inverno, são oferecidas via injeção. Este ano, o Ministério da Saúde está disponibilizando 53.5 milhões de doses da vacina para 65 mil postos de saúde. A meta é reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75%, os índices de mortalidade por influenza em todo o território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário