domingo, 27 de abril de 2014

UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

Leonardo Sodré
Jornalista e escritor

Li agora em veículo de mídia na Internet que foram presos 13 pessoas e outras 71 tiveram suas carteiras apreendidas na madrugada de hoje na Avenida Engenheiro Roberto Freire. Tudo isso, segundo a matéria, graças a um intrépido tenente da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

Entrementes, reconhecida como uma das cidades mais violentas do país, somente vemos Natal positivamente com relação a segurança na mídia nacional, quando se trata de prender pessoas bêbadas ou outras que beberam socialmente, como um casal, por exemplo, que comemora num restaurante o seu aniversário de casamento diante de uma garrafa de vinho, às vezes nem toda tomada...

É muito simples para o intrépido tenente criar um bolsão e pegar todo mundo. Mas, mesmo não sendo policial desconfio que isso fácil. E o resto da delinquência não praticada por alguém que toma uma, duas ou três cervejas?

O bafômetro acusa os que cheiraram cocaína e crack, ou fumaram maconha?

Duvido!

E os traficantes? Estão passando por esse constrangimento?

Existe blitz regular na entrada da subida do bairro de Mãe Luíza e no Paço da Pátria? Ou nas suas saídas, em direção a Via Costeira, e , ou, Cidade Alta e Alecrim?

Todo mundo sabe que não. O alvo são os boêmios; mas isso não enxuga a regularidade da ação do valoroso tenente, que sem dúvida está fazendo falta a outros combates, como a assaltantes, assassinos, estupradores, ladrões.... O rol é grande. Os boêmios, que não matam, poderiam ser subjugados por outro oficial, enquanto o ícone da decência correria atrás dos verdadeiros meliantes. Teríamos então uma Natal sem bêbados e, quem sabe, sem bandidos.

Os alvos são escolhidos. E as estatísticas provam: Antes os cidadãos alcoolizados do que os bandidos diuturnos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário