segunda-feira, 28 de abril de 2014

Secretária de Saúde de Ipanguaçu convoca população para vacinação contra a gripe














A Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Saúde deu início neste último sábado(26) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Com o tema: “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar” contou com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas para o “Dia D”.


Para a secretária municipal de Saúde, Sumaira Fonseca, fala que a mobilização nacional para a imunização faz parte da parceria entre o Governo Federal e o município em busca de proteger o público alvo que estão em situação de vulnerabilidade, sendo a vacina uma medida de proteção, “chamamos a todos que se enquadram nos requisitos do Ministério da Saúde que procurem o quanto antes uma UBS para que possa ser vacinado. Este ano, crianças até cinco anos serão também vacinadas, na campanha passada o público alvo era até os dois anos. Então não dá pra perder tempo, tem que vacinar”, convoca a secretária que informa ainda que na hora da vacinação deve ser acompanhado do catão de vacina.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Devem ser vacinados crianças de seis meses a menos de cinco anos, gestantes, idosos com mais de 60 anos, pacientes com doenças crônicas além dos profissionais de saúde.

Neste sábado - “Dia D” mais de 31% do público alvo foram vacinados nas oito unidades abertas. A campanha segue até o dia 09 de maio. Cerca de 3.511 doses da vacina foram encaminhados ao município, a meta é vacinar 80% do público alvo.

Prefeitura de Ipanguaçu promove 2º Semana Municipal do Livro Infantil

Uma algaroba, livros que caem dos galhos e crianças em volta. Este foi o espaço escolhido para o inicio das atividades da II Semana Municipal do Livro Infantil, cujo tema traz neste ano, "Leituras da Infância: brincadeira, imaginário e palavra popular". A programação segue até dia 30 desta semana busca fomentar a política de incentivo ao livro, à leitura e à literatura na cidade junto aos alunos de toda a rede municipal.

As convidadas para este momentos foram às professoras Drª. Claudia Andrade/UFF e Profª. Ms. Patrícia Freixo/UERJ, que reunirão crianças e adolescentes em baixo da árvore ao lado da Escola municipal Professor Antônio Leandro de Lima Júnior, na comunidade de Luzeiro. Alunos de cinco escolas integraram a ciranda das palavras popular com a contação de histórias e dramatização.

As professoras disseram está encantada com os incentivos praticados nas escolas. Para elas é necessário estimular a leituras de diferentes formas, incluindo em baixo de uma arvore, “os livros devem está à disposição dos alunos, sair dos armários trancafiados”, conta as docentes que doaram livros infanto-juvenil as escolas municipais, fruto de doações de outras crianças do estado Rio de Janeiro.

Durante a tarde nesta segunda, o encontro continua na E.M Nelson Borges Montenegro, comunidade quilombola de Picada, na promoção o tema: Memória, História e Literatura Negra. No fim da tarde de hoje uma carreata Literária “Literatura para o povo” acontecerá em direção ao município vizinho de Assú.

Logo a noite ocorre abertura oficial da II Semana Municipal do Livro Infantil realizada no espaço Pastoral Pe. Valtair Lira Lucas, na qual contará com a presença do prefeito interino, Geraldo Paulino, a secretária de Educação Jeane Dantas, diretores e professores da rede municipal. Na programação contará com a exibição do filme “Uma professora maluquinha”, baseado na obra infantojuvenil homônima de Ziraldo, sendo concluindo com o debate pedagógico com professores e supervisores da rede de ensino municipal.

Até o dia 30 serão desenvolvidos atividades de literatura nos bairros e comunidades, oficinas pedagógicas com professores, e roda das letras, contação de histórias e minicurso “Poesia, Infância e Alteridade: a literatura infantil e seu papel formador”.

Programação
29/04 – Terça-feira:
8h – 10h30: Literatura que encanta em cada canto
Atividades de mediação literária casa à casa nas seguintes comunidades/bairros: Nova Descoberta;  Tabuleiro Alto;  Língua de Vaca;  Arapuá;  Ilha Grande;  Japiaçu; Picada;  Pedrinhas; Luzeiro;  Pataxó; e centro comercial e econômico da cidade.
14h – 17h: Oficinas pedagógicas em Leitura Literária e Educação na II Jornada Paulo
Freire do Vale do Açu (UERN/Campus Assu)

30/04 – Quarta-feira:
8h – Roda das Letras (DaluzinhaAvlis e Djairo Alves)
Contação de histórias
Local: Caraibeira
Escolas convidadas: Nova Descoberta, Tabuleiro Alto, Língua de Vaca, Arapuá, Ilha
Grande e Ovídio Montenegro.
14h – 17h: Minicurso “Poesia, Infância e Alteridade: a literatura infantil e seu papel formador”.
Local: Câmara Municipal de Ipanguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário