terça-feira, 29 de abril de 2014

Grupo de correspondentes internacionais visita o Arena das Dunas


A cidade de Natal está recebendo a visita de seis correspondentes estrangeiros que vieram a capital potiguar representando a Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE). Eles vão participar nesta terça-feira (29), no departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, da inauguração do centro de apoio à imprensa que virá cobrir a Copa do Mundo de Futebol. O centro foi instituído em uma parceria da Prefeitura do Natal, UFRN, Governo do Estado, FIERN e SEBRAE.  Durante os dias de estadia no município os profissionais da imprensa internacional estão visitando projetos das entidades parceiras e nesta segunda-feira (28), eles estiveram no Arena das Dunas.

Além dos correspondentes estrangeiros, uma comitiva de jornalistas e profissionais da comunicação de Natal esteve no estádio que vai sediar quatro partidas da Copa do Mundo. Eles fizeram um tour pelas dependências da Arena, visitando as áreas de convivência, sala de conferência de imprensa, vestiários, o campo, além da estrutura de transmissão de jogos.

O gerente de negócio da empresa que administra o estádio, Arthur Couto, levantou alguns dados da praça esportiva desde a sua inauguração no dia 26 de janeiro. Ele informou que em 16 jogos a media de público no estádio chegou a 6.500 pessoas, superando as médias dos campeonatos estaduais do Rio de Janeiro e São Paulo. Outro ponto importante divulgado pelo executivo é que a Arena já recebeu mais de 15 eventos corporativos e um festival nacional de música que reuniu mais de 15.000 pessoas.

Nesta terça-feira (29), o grupo de jornalistas internacionais terá a oportunidade de conhecer e usar o centro de imprensa que é conhecido internacionalmente como PressPoint e estará situado no complexo de comunicação da universidade federal abrangendo o Laboratório de Comunicação (Labcom) vinculado ao Departamento de Comunicação (DECOM) e a Superintendência de Comunicação (COMUNICA) formada pela Televisão Universitária (TVU), Universitária FM (UFM) e Agência de Comunicação (AGECOM).

O superintendente de comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor Doutor José Zilmar da Costa, acompanhou a visita ao Arena das Dunas e reforçou a importância do momento para a cidade de Natal que está recebendo profissionais acostumados a realizarem grandes coberturas mundo a fora. Ele lembrou que o centro de imprensa montado na UFRN vai servir como ponto de congregação de todos os profissionais que vieram a capital potiguar cobrir a Copa do Mundo. “Montamos uma estrutura capaz de receber até 200 jornalistas, oferecendo condições de conectividade à internet, tecnologia para edição de imagem e áudio, salas de redação e espaços para entrevistas, além do apoio de uma equipe de voluntários com fluência em vários idiomas”. O site do PressPoint da UFRN também disponibiliza uma “central de pautas” com sugestões de matérias nas áreas social, econômica, esportiva, cultural, tecnológica e científica, com enfoque local e regional.

Os correspondentes estrangeiros da ACIE são: Fabiola Ortiz dos Santos, freelance da Agência Lusa-Portugal e IPS-Italia; Roubaud Kakie, correspondente da imprensa francesa; Algaé de Chalus, correspondente do diário nacional francês La Croix, para o diário nacional Le Telegramme e o caderno especializado em inovação do jornal Oiberacion e algumas outras revistas; Phylis Lilian Ciurariu Dit Huber, freelance dinamarquesa; Wang Zhengry e Liu Long, da agência de notícia Xinhua, da China.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, a governadora Rosalba Ciarlini e a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva Cruz, confirmaram presença na cerimônia de inauguração do Presspoint UFRN que está marcada para, às 18h45 da terça-feira (29), no auditório do Departamento de Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário