terça-feira, 29 de abril de 2014

Companhia Caravana Tapioca (PE) percorre quatro cidades do RN com o espetáculo “O Circo de Lampezão e Maria Botina”


A Companhia Caravana Tapioca 
(PE) apresenta entre os dias 1ª e 
04 de maio, em quatro cidades 
do Rio Grande do Norte, o 
espetáculo "O Circo Lampezão 
Maria Botina". 

A circulação do espetáculo é parte de um projeto contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013 e já passou por Pernambuco e Paraíba. No RN as cidades escolhidas foram Serra Negra do Norte, Caicó, Parnamirim e Natal. Daqui a companhia segue para o Maranhão e Ceará.

A programação, que é toda gratuita, se inicia no dia 1º de maio com a apresentação na Praça Dinarte Mariz, às 20h, em Serra Negra do Norte; no dia 02 os caicoenses poderão assistir ao espetáculo também às 20h, na Ilha de Santana; no dia 03 é a vez de Parnamirim receber Lampezão e Maria Botina, às 19h, em frente à sede da Cia Cênica Ventura. A Companhia Caravana Tapioca finaliza mais essa passagem pelas terras potiguares com a apresentação em Natal, no dia 04, às 15h, no Parque das Dunas.

"O Circo Lampezão e Maria Botina" é inspirado nos cantos, causos e contos do cangaço, mesclando as técnicas circenses a uma dramaturgia inteligente, épica e atual, que permeia as diversidades culturais do sertão e agreste brasileiros. Contada pelos personagens Cavaco e Nina, a história relata a vida de um casal anônimo do sertão: Maria Botina, que sonha em ser levada por um cangaceiro; e Lampezão, que finge ser valente para impressioná-la. Tudo isto acontece no tempo em que os cangaceiros ocupavam o dual papel de heróis e vilões na dramaturgia real do povo. Em meio a muitas trapalhadas durante a conquista, os dois tocam música ao vivo, fazem malabarismo, mágica, número com chicotes, entre outras habilidades circenses.

A criação do espetáculo é dos atores Anderson Machado e Giulia Cooper, em parceria com Ésio Magalhães, do “Barracão Teatro” de São Paulo, que também assina a dramaturgia e direção. Fabiana Pirro é responsável pelo figurino e cenário. As apresentações no Rio Grande do Norte contam com a produção da Tropa Trupe e apoio da Cia Cênica Ventura, da Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte e da Prefeitura Municipal de Caicó.

Companhia Caravana Tapioca 

A Caravana Tapioca surgiu em 2010, na cidade do Recife, fundada por Anderson Machado e Giulia Cooper. O nome nasceu do costume de comer uma boa tapioca após as apresentações nas praças e ruas da cidade.

Com o desejo de ampliar o trabalho individual que ambos já desenvolviam anteriormente, os dois uniram suas habilidades e aprofundaram suas pesquisas em malabarismos, palhaçaria, música, acrobacias, mágica e outras técnicas circenses. Tudo em prol de uma missão principal: fazer do encontro com o público um momento mágico de prazer, subversão e reflexão. Um dia normal como os demais sendo transformado pelo riso, pela poesia e pela arte. Gerar gentileza, generosidade e provocar novos olhares e pensamentos sobre a vida.

Além de montar números, espetáculos e ministrar oficinas, a Caravana Tapioca também organiza encontros que reúnem diversos artistas, difundindo a cultura circense e os espetáculos de rua.

A Caravana Tapioca é composta por Anderson Machado e Giulia Cooper. Ele ator, palhaço, malabarista, monociclista e músico multi-instrumentista. Tem entre suas experiências a atuação no elenco dos Doutores da Alegria e primeiro lugar no Festival de Palhaços, dentro do Festival Mundial de Circo, com a cena “Snow é Neve”, em 2011. Ela é palhaça, malabarista, saxofonista, acrobata e produtora e começou no mundo circense bem cedo, com apenas três anos de idade, no Circo Escola Picadeiro. Responsável por divulgar o circo com diversos espetáculos e encontros como: Circo no Beco, Encontro Paulista de Malabarismo, 11ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo, III, IV e V Festival de Circo e Espetáculos de Rua de São Paulo, entre outros.

Serviço: 
Caravana Tapioca com o espetáculo "O Circo de Lampezão e Maria Botina"
Quinta-feira | 01.05 | 20h | Praça Dinarte Mariz - Serra Negra do Norte
Sexta-feira | 02.05 | 20h | Ilha de Santana - Caicó
Sábado | 03.05 | 19h | Em frente à sede da Cia Cênica Ventura - Parnamirim
Domingo | 04.05| 15h | Parque das Dunas - Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário