quinta-feira, 24 de abril de 2014

Obras de recuperação no Viaduto do Baldo começam no dia 05 de maio

As obras de recuperação do Viaduto do Baldo serão retomadas no próximo dia 05 de maio. A definição para o reinicio dos serviços no local aconteceu na tarde desta terça-feira (23), após reunião entre o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Pereira Neto e representantes da empresa BMB Construções Ltda., que foi a vencedora do processo licitatório inicial para a execução dos trabalhos. A obra que tem prazo de execução de seis meses sofrerá um acréscimo de 24% em relação ao preço original, alcançando um valor final de R$ 2.220.273, 53 (Dois milhões, duzentos e vinte mil, duzentos e setenta e três reais e cinquenta e três centavos).


Tomaz Neto disse que a reunião foi muito proveitosa e está muito otimista com a retomada dos serviços no local. Ele explicou que os engenheiros da BMB Construções Ltda. acataram todas as recomendações do projetista do Viaduto do Baldo, Hugo Pinto, em conjunto com o projeto do engenheiro calculista, José Pereira. O estudo elaborado apontou que não há a necessidade do reforço, mas sim de uma restauração completa da estrutura do equipamento. O secretário informou que a reforma acontecerá por etapas. A primeira delas consiste na recuperação do canal do Baldo, após a finalização desses serviços a empresa responsável pela obra iniciará o processo de restauração em toda a extensão do viaduto.

O secretário explicou que a recuperação do canal que passa por baixo do viaduto será feita com a instalação de uma nova laje sobre a existente, apoiando-a sobre estacas. Na sequência, será iniciado o processo de restauração propriamente dito com a limpeza da ferragem oxidada com jateamento hidráulico, jateamento de ar, pintura antioxidante e por último a aplicação do concreto jateado. Esses serviços serão realizados em toda a extensão do viaduto, onde existir patologias (concreto desagregado e ferragens aparentes).

Concluídos esses reparos, começarão os trabalhos de pintura em Jetgrau (massa corrida antioxidante) que protege a estrutura, oferecendo uma sobrevida maior ao equipamento, com o propósito de evitar novas oxidações. Após isso, o tráfego no local poderá ser liberado.

O titular da Semopi concederá uma entrevista coletiva às 15h00 desta quinta-feira (24), na sede da secretaria, onde dará maiores detalhes do cronograma de obras no Viaduto do Baldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário