quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A XV Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento é aberta oficialmente




A XV Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento (Marco), realizada anualmente pela Prefeitura da Cidade do Natal sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SME), foi aberta oficialmente no final da tarde desta terça-feira (21), em solenidade comandada pelo prefeito Carlos Eduardo que contou com a participação da secretaria municipal de Educação, Justina Iva. O evento acontecerá no período de 21 a 24 de outubro de 2014, em parceria e simultaneamente com a XX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Cientec/2014), na Praça Cívica do Campus Universitário.

O prefeito foi recepcionado com entusiasmo por alunos e professores da rede municipal de educação e acompanhou atentamente as apresentações da banda de música da Escola Municipal Ferreira Itajubá, dos alunos do CMEI Amor de Mãe e dos estudantes da Escola Municipal Laércio Fernandes.

O tema da edição de 2014 da Marco é: “A Escola em Movimento: compartilhando saberes e práticas”, onde a proposição temática denota a escola como espaço de formação integral, humana e cidadã. Lugar de saberes global e/ou da cultura científica. Trata-se de um espaço que tem por princípio o currículo, o aprendizado para a vida, por meio da sistematização e construção de diferentes conhecimentos, na perspectiva de garantir o direito de aprendizagens significativas aos educandos. Sistematização esta, que é originada da intencionalidade do ato de planejar e realizar-se no trabalho pedagógico.


Este ano participarão 87 Unidades de Ensino, entre 52 Escolas do Ensino Fundamental e 35 CMEIs, e uma média de 15.000 alunos envolvidos nas diversas atividades educativas que se realizarão no pavilhão da XV Marco e muitas dessas atividades acontecerão em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Carlos Eduardo enalteceu a iniciativa e disse que enquanto estiver à frente da Prefeitura do Natal o evento crescerá ano após ano, pois a Marco promove à educação, a ciência, a tecnologia e estimula o aluno das rede municipal a buscar o conhecimento: “Fico muito feliz toda vez que venho a Marco, pois sei que os estudantes e professores se empenham bastante na organização dos seus trabalhos é muito gratificante participar desse momento”. O prefeito agradeceu também a UFRN pela parceria que será ampliada ao longo da gestão.

Justina Iva reforçou a importância da Marco, lembrando que o aluno tem aprender em um ambiente diferente da sala diária, além disso, como o Marco acontece nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte existe um intercâmbio de conhecimentos muito grande, já que eles também podem visitar os stands da feira da instituição federal. “Tudo que os alunos vivem aqui é muito enriquecedor e ajuda a melhorar o desempenho escolar deles”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário