terça-feira, 21 de outubro de 2014

Festival Gastronômico da Pipa celebrou 10 anos com grande encontro de sabores do mundo




Com os sabores do mundo à mesa, o Festival Gastronômico da Pipa celebrou 10 anos de atividades. Mais uma vez, a diversidade e o intercâmbio de técnicas e culturas, desde a simplicidade do “confort food” à exigente elaboração da alta gastronomia, marcaram o evento. Passaram pela Arena Gastronômica grandes nomes potiguares e de todo o país e também personalidades locais e estudantes, todos contribuíram para que o verdadeiro banquete fosse servido novamente esse ano com sucesso.

Foram nove dias de atividades, entre palestras, oficinas, festim, degustações, concursos, shows culturais com o objetivo de divulgar e promover o destino turístico, valorizando a cultura local e proporcionando o intercâmbio de conhecimentos para o desenvolvimento da região. “O dever foi cumprido. Encerramos essa edição muito cansados fisicamente, o que é inevitável, mas com a cabeça em paz, foi um ano de boas energias”, avaliou o coordenador geral do Festival, Cláudio Freitas.

O Festival Gastronômico da Pipa foi realizado no período de 10 a 18 de outubro de 2014, pela EDUCAPIPA, Associação Educacional Comunitária do Município de Tibau do Sul, entidade não lucrativa que tem por finalidade apoiar, promover e divulgar a cultura, a educação formal e não-formal, as artes, os esportes, e as comunicações no município. Promoção: Prefeitura Municipal de Tibau do Sul/RN. Operadora Oficial: Foco Operadora. Patrocínio: Sadia, Therezópolis, Makro, Armação Propaganda, São Braz, Sebrae, Gráfica RN Econômico, Sesc, Senac, Fecomércio RN. Apoio: Arroz Tio João, Clan, Flor de Sal, Joaquim Tur, Canessa & Montanares, Multibar, Deguste Gastronomia e Wictory.


Concurso Gastronômico premia estabelecimentos da Pipa

Durante o período do Festival Gastronômico da Pipa, 32 estabelecimentos locais e 40 preparações concorreram nas categorias Prato Principal, Lanche, Petisco, Sobremesa, Drink e Melhor serviço. O júri foi popular e técnico. As receitas participantes estavam no Guia oficial, que continha fichas de votação que davam direito ao voto em urna. A premiação aconteceu no último dia do evento, sábado, 18/10.

JÚRI POPULAR

Pelo voto popular, o vencedor da categoria Prato principal foi o “Comecoamão”, do SPA da Alma. Entre os Lanches, o “Rosbife à Samburá”, da Samburá, ficou com o primeiro lugar.

Na categoria Petisco, o melhor foi o “Petit Gateau de Camarão”, do MP Lanches. A “Cheese Cake Real”, da Sorveteria Real de 14, foi a sobremesa que mais agradou, levando o primeiro lugar. Já o Drink preferido do júri popular foi o Suco Pura Vida, da Quintal. O Hotel Ponta do Madeiro também foi destaque na noite de premiação, com o título de Melhor serviço 2014 – Júri popular.

JÚRI TÉCNICO

O júri técnico foi formado por cinco especialistas que visitaram os restaurantes sem identificação e deram as notas às receitas inscritas, escolhendo os três primeiros colocados nas cinco categorias. Resultado completo:

Prato principal

Primeiro lugar: “Camarão ao ar de curry com Risoto e tomate assado”, Ú Bistrô;

Segundo lugar: “Cordeiro da terra”, Hotel Ponta do Madeiro;

Terceiro lugar: “Robato grelhado com camarão e vieiras ao molho de limão, Oka da Mata.



Lanche

Primeiro lugar: “Filé de tainha com tapioca”, Maniçoba;

Segundo lugar: “Kebab de Kafta de cordeiro com Jerimum Tahine”, Árabe da Pipa;

Terceiro lugar: “Pizza Raio Solar”, Curva do vento.



Petisco

Primeiro lugar: “Petit Gateau de camarão”, MP Lanches;

Segundo lugar: “Crocante de porco com barbecue de rapadura”, O Tal do Escondidinho;

Terceiro lugar: “Camarão empanado com coco ao molho de maracujá picante”, Barraca da Neide.



Sobremesa

Primeiro lugar: “Cheese Cake Real”, Sorveteria Real de 14;

Segundo lugar: “Tapioca Cartola”, Quintal;

Terceiro lugar: “Casquinha Fantasia”, Preciosa Gelateria.



Drink

Primeiro lugar: “Sharbat”, Árabe da Pipa;

Segundo lugar: “Explosão Nordestina”, Dall Italiano;

Terceiro lugar: “Suco Pura Vida”, Quintal.



Mais informações podem ser obtidas no site www.festivaldapipa.com.br ou pelo e-mail: imprensa@festivaldapipa.com.br.



FOTOS DOS PRATOS PARTICIPANTES EM 2014:  http://ow.ly/D2fgV

CRÉDITOS: ROGÉRIO VITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário