sexta-feira, 17 de outubro de 2014

“Coração de Minas” conquista jurados no segundo dia do Concurso Novos Talentos



No segundo dia do Concurso Novos Talentos do 10 Festival Gastronômico da Pipa, que este ano tem como tema a banana, o “Coração de Minas” bateu mais forte e conquistou os jurados, levando o primeiro lugar na categoria Prato principal

Da dupla mineira de mãe e filha, Mônica e Raffaella Lambertucci, a preparação inovou utilizando a flor da banana, conhecida como umbigo ou coração por causa do formato, que normalmente é jogada fora, mas que no interior de Minas Gerais é apreciada e usada em diversas receitas.

Além do umbigo refogado da banana, a receita foi composta por medalhão de carne de sol artesanal, banana caramelizada e molho de rapadura. Mônica, que participou pelo segundo ano consecutivo do Concurso, inclusive como vencedora (em 2013 ela ficou em primeiro lugar na categoria Sobremesa), acredita que o intercâmbio de culturas e sabores e o aproveitamento completo dos ingredientes fizeram a diferença na competição.

“Utilizar o umbigo da banana, que geralmente não é aproveitado, e também as técnicas e ingredientes da região nordeste conferiram um diferencial ao prato que acabou conquistando os jurados. Acho que essa preocupação com a integração de culturas, ingredientes e o seu aproveitamento, além da questão funcional, nutritiva, contou muito para mais essa vitória”, disse a mineira.


Na noite dessa terça-feira, 14/10, também foram apresentados os pratos principais:  Banana Fusion, de Rodrigo Oliveira e Gabriel Furtado, que levaram o segundo lugar; Lasanha Negra Maluca, da dupla Hianto Varela e Jô Dias, os terceiros colocados; e Nhoque funcional ao molho potiguar, de Arilane dos Santos e Rosicléia Gomes, em quarto lugar.

O Concurso Novos Talentos continua até esta quarta-feira, 15/10, com a categoria Sobremesa. O Festival Gastronômico da Pipa (10 a 18 de outubro de 2014) é realizado pela EDUCAPIPA, Associação Educacional Comunitária do Município de Tibau do Sul, entidade não lucrativa que tem por finalidade apoiar, promover e divulgar a cultura, a educação formal e não-formal, as artes, os esportes, e as comunicações no município. Promoção: Prefeitura Municipal de Tibau do Sul/RN. Operadora Oficial: Foco Operadora. Patrocínio: Sadia, Therezópolis, Makro, Armação Propaganda, São Braz, Sebrae, Gráfica RN Econômico, Sesc, Senac, Fecomércio RN. Apoio: Arroz Tio João, Clan, Flor de Sal, Joaquim Tur, Canessa & Montanares, Multibar, Deguste Gastronomia e Wictory.

A programação completa está disponível no site: www.festivadapipa.com.br. Mais informações podem ser obtidas no site ou pelo e-mail: imprensa@festivaldapipa.com.br.

FOTOS: ROGÉRIO VITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário