quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Curso de Violoncelo da UFRN recebe alunos internacionais


A Escola de Música da UFRN surpreende sendo uma das instituições de ensino do Brasil que atrai o maior número maior número de alunos de outros países. É sabida a parceria de muitos centros da UFRN com universidades e instituições de ensino da Europa, América do Norte, entre outros. Mas no quesito diversidade, a Escola de Música da UFRN vem se destacando. Nesse momento a EMUFRN conta com oito alunos que vieram a Natal com  intenção de aperfeiçoamento. A classe de violoncelo é um claro exemplo dessa vida internacional da Escola de Música.
No curso de Bacharelado em violoncelo da EMUFRN, o professor Fabio Presgrave recebe atualmente como alunas de intercâmbio as irmãs Gabriella e Rebecca Fuglsig que estudam na Royal Academy da Dinamarca. A violoncelista Caroline Eychmuller veio da Alemanha para fazer dois meses de aula de violoncelo na UFRN. Maria Veronica Fernandez é argentina e aluna do Curso de Mestrado em Performance da UFRN. Já a violoncelista Chiao Hui Hwang é de Taiwan, se formou em Vienna e estudou na Dinamarca. Ela é violoncelista da Orquestra Sinfônica de Aarhus e ganhou bolsa estipêndio  para fazer duas semanas de aulas UFRN.
A presença dos alunos internacionais enriquece o trabalho da classe de violoncelos da UFRN, que já é bastante atuante. O grupo UFRN CELLOS é reconhecido como um dos grupos musicais de maior atuação no Estado e além dos cursos regulares (técnico, bacharelado e mestrado), os violoncelistas da UFRN estão envolvidos em diversos Projetos de fomento de Estudo do Instrumento. O curso de iniciação ao violoncelo oferecido gratuitamente na Escola de Música conta hoje com cerca de 50 alunos. Os Projetos “Oficina de Sonhos” e “PRONATEC” proporcionam ensino do instrumento para cerca de 35 alunos, e o Projeto “Tocando a Vida com D ´Ammore” da UNIMED RN ( no Bairro de Bom Pastor) tem recebido apoio pedagógico da classe de violoncelos da UFRN. Os alunos vindos do exterior também tem tido a oportunidade de trabalhar nos projetos sociais. Gabriella e Rebecca Fulglsig tem atuado com alunos dos bairros de Bom Pastor e Novo Horizonte.
O investimento no ensino do violoncelo pela UFRN, que busca revitalizar uma cultura existente do estado do Rio Grande do Norte no início do Século XX iniciado pelo lendário Thomaz Babini, tem rendido frutos não só nos cursos regulares - que hoje contam com o número mais expressivo de alunos dentre as Universidades Brasileiras - mas também nos projetos sociais de fomento ao estudo do instrumento e na Internacionalização do ensino da EMUFRN recebendo alunos de diversos países. Um novo degrau de qualidade para a classe de violoncelos da UFRN,

Nenhum comentário:

Postar um comentário