quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Parcerias Sinfônicas Sesc realiza pré-estreia de mais um show-concerto




“Alpendre” rende homenagem a escritores e músicos potiguares, com OSUFRN e os cantores Dodora Cardoso, Galvão Filho e Liz Rosa. Pré-estreia será no encerramento da CIENTEC

Essencialmente potiguar. Assim pode ser definido o 4º grande show-concerto do Parcerias Sinfônicas, projeto do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio. Depois de homenagear nomes como Luiz Gonzaga e Vinicius de Moraes, o projeto agora reúne os potiguares Dodora Cardoso, Galvão Filho e Liz Rosa no espetáculo Alpendre. Ao som da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do RN (OSUFRN), os intérpretes cantam e declamam nomes da música e das letras papa-jerimuns. A pré-estreia será dia 24/10, às 20h, na Praça Cívica da UFRN, com entrada gratuita, encerrando a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC).

Sob direção de Diana Fontes, Alpendre já antecipa o seu cenário pelo nome. Envoltos pela área típica de casas do interior ou litorânea, o alpendre estão elementos da cultura nordestina que nos remetem às nossas raízes. Os cantores Dodora Cardoso, Galvão Filho e Liz Rosa interpretam nomes como Chico Antonio, Nei Leandro de Castro, Zila Mamede, Jorge Fernandes e Elino Julião, numa grande homenagem às raízes culturais norte-rio-grandenses.

"Em mais esta edição do consagrado projeto Parcerias Sinfônicas, nós estamos mergulhando fundo na cultura, sobretudo do interior potiguar. Por ser um projeto amplo, que engloba muito mais que simples espetáculos, e pelo histórico que já coleciona com suas três montagens anteriores, o Parcerias é motivo de muito orgulho para todo o Sistema Fecomércio RN", elogia o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.


Além de unir uma orquestra à poesia e à música produzidas no RN, Alpendre também agrega a dança. Em alusão aos “brincantes”, dançarinos que bailam no ritmo da cultura popular, sete bailarinos se revezam no palco. “Proporcionar mais um projeto de valorização da cultura potiguar de forma gratuita à população é uma alegria para nós, que fazemos o Sesc RN. O Parcerias representa algumas das diretrizes da instituição, como a de fomentar o talento local e a de oferecer apresentações culturais de qualidade”, frisa a diretora regional do Sesc, Jeane Amaral.

A estreia oficial do espetáculo será dia 04/11, no Teatro Riachuelo, em evento para comerciários associados Sesc RN e convidados. Até janeiro de 2015, Alpendre será apresentado cinco vezes, distribuídas nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó e Parnamirim (praia de Pirangi).

Sobre o Parcerias Sinfônicas

O projeto Parcerias Sinfônicas é mais uma ação institucional em prol da valorização da cultura potiguar, realizada por meio da formação musical e do incentivo ao surgimento de novos talentos.

Todos os integrantes da Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN) recebem bolsa mensal graças ao projeto, permitindo que eles desenvolvam suas habilidades. O Parcerias também pretende ampliar a oferta de concertos e de shows gratuitos de qualidade para toda a sociedade, democratizando o acesso à cultura. Além dessa atuação, a cada ano o projeto lança um grande espetáculo, no qual a OSUFRN interage com artistas locais no mesmo palco.

Em 2011, culminou no Clássicos da MPB, do qual participaram a cantora Camila Masiso e o músico Diogo Guanabara. O espetáculo se apresentou em Natal, Mossoró, Angicos, Parnamirim (praia de Pirangi) e Caicó, e ganhou o Prêmio Hangar de Melhor Show em 2011.

Em 2012, foi a vez de Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão, uma homenagem a Luiz Gonzaga no ano do seu centenário que também venceu o prêmio Hangar de melhor show. Dele, participaram os intérpretes Caio Padilha, Camila Masiso, Khrystal, Valéria Oliveira, Wigder Vale e Zé Hilton. Levado a Natal, Mossoró, Caicó, Parnamirim (praia de Pirangi) e São Paulo (SP), o espetáculo foi aplaudido por milhares de expectadores.

Em 2013, Vinicius de Morais foi homenageado em Vinicius: uma canção pelo ar..., com os cantores Alzeny Melo, Hilkélia Carlem, Erick Von Sohsten e Lysia Condé e os atores Rogério Ferraz e Quitéria Kelly.

Já em 2014, o Projeto Parcerias Sinfônicas foi mais uma vez indicado ao Prêmio Hangar de Música, desta vez pelo conjunto de ações formativas que são desenvolvidas pelo projeto em si ao longo do ano. Concorre, no dia 19 de novembro, na categoria Projeto Musical do Ano.

Serviço:
O quê? Parcerias Sinfônicas Sesc apresenta espetáculo Alpendre
Quando? Pré-estreia dia 24/10, às 20h
Onde? Praça Cívica da UFRN (Natal)
AGENDA DE APRESENTAÇÕES
Estreia oficial: 04/11/14 | 20h Teatro Riachuelo (Natal) - para comerciários e convidados
03/12/14 | 20h Mossoró
16/12/14 | 20h Caicó
31/01/15 | 18h Praia de Pirangi (Parnamirim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário