terça-feira, 28 de outubro de 2014

Parcerias Sinfônicas Sesc estreia novo show-concerto



“Alpendre” será apresentado oficialmente dia 04/11, no Teatro Riachuelo, em evento para convidados. Espetáculo rende homenagem a músicos e escritores potiguares

O 4º show-concerto do Parcerias Sinfônicas, projeto do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, terá sua estreia oficial. Alpendre será apresentado à imprensa, comerciários e convidados dia 04/11, às 20h, no Teatro Riachuelo. Orquestra Sinfônica da UFRN, os cantores potiguares Dodora Cardoso, Galvão Filho e Liz Rosa e bailarinos unem música, dança e teatro para homenagear grandes nomes da música e das letras papa-jerimuns. A boa notícia para os comerciários é que eles podem assistir à apresentação exclusiva: basta levar a carteira de associado Sesc RN à bilheteria do Teatro Riachuelo e trocar por um par de ingressos até dia 30/10.

Alpendre é essencialmente potiguar: todos os envolvidos, desde os intérpretes, passando pelos músicos e pelos homenageados, são da terra. Sob direção de Diana Fontes, o show-concerto já antecipa o seu cenário pelo nome. Envoltos pela área típica de casas do interior ou litorânea, o alpendre, estão elementos da cultura nordestina que nos remetem às nossas raízes. Os cantores Dodora Cardoso, Galvão Filho e Liz Rosa interpretam nomes como Chico Antonio, Nei Leandro de Castro, Zila Mamede, Jorge Fernandes e Elino Julião. “Boi Tungão”, “Forró da Coréia” e “Linda, Baby” são alguns dos clássicos interpretados pelo trio.

Além de unir uma orquestra à poesia e à música produzidas no RN, Alpendre também agrega a dança. Em alusão aos “brincantes”, dançarinos que bailam no ritmo da cultura popular, seis bailarinos se revezam no palco, numa mescla de dança e artes cênicas. Cerca de 100 pessoas, entre orquestra, bailarinos, intérpretes e produção, fazem Alpendre, um tributo nunca antes visto às raízes culturais norte-riograndenses. “Nunca participei de um espetáculo que envolvesse tantas coisas. Para mim, que estou morando há 8 anos fora, me envolver num espetáculo como esse, de valorização da nossa cultura, é maravilhoso”, elogia Liz Rosa, uma das convidadas a participar do projeto.


Alpendre pré-estreou no encerramento da Semana de Ciências, Tecnologia e Cultura da UFRN (CIENTEC) no último dia 24/10.  Até dezembro, será apresentado quatro vezes, distribuídas nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó.

Sobre o Parcerias Sinfônicas

O projeto Parcerias Sinfônicas é mais uma ação institucional em prol da valorização da cultura potiguar. Todos os integrantes da Orquestra da UFRN recebem bolsa mensal graças ao projeto, permitindo que eles desenvolvam suas habilidades. O Parcerias também pretende ampliar a oferta de concertos e de shows gratuitos de qualidade, democratizando o acesso à cultura. Além dessa atuação, a cada ano o projeto lança um grande espetáculo, no qual a OSUFRN interage com artistas locais no mesmo palco.

Em 2011, culminou no Clássicos da MPB, do qual participaram a cantora Camila Masiso e o músico Diogo Guanabara. O espetáculo se apresentou em Natal, Mossoró, Angicos, Parnamirim (praia de Pirangi) e Caicó, e ganhou o Prêmio Hangar de Melhor Show em 2011.

Em 2012, foi a vez de Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão, uma homenagem a Luiz Gonzaga no ano do seu centenário que também venceu o prêmio Hangar de melhor show. Dele, participaram os intérpretes Caio Padilha, Camila Masiso, Khrystal, Valéria Oliveira, Wigder Vale e Zé Hilton. Levado a Natal, Mossoró, Caicó, Parnamirim (praia de Pirangi) e São Paulo (SP), o espetáculo foi aplaudido por milhares de expectadores.

Em 2013, Vinicius de Morais foi homenageado em Vinicius: uma canção pelo ar..., com os cantores Alzeny Melo, Hilkélia Carlem, Erick Von Sohsten e Lysia Condé e os atores Rogério Ferraz e Quitéria Kelly.

Já em 2014, o Projeto Parcerias Sinfônicas foi mais uma vez indicado ao Prêmio Hangar de Música, desta vez pelo conjunto de ações formativas que são desenvolvidas pelo projeto em si ao longo do ano. Concorre, no dia 19 de novembro, na categoria Projeto Musical do Ano.

Serviço:

O quê? Parcerias Sinfônicas Sesc estreia oficialmente “Alpendre”
Quando? 04/10, às 20h
Onde? Teatro Riachuelo (shopping Midway Mall, Natal/RN)
EVENTO PARA CONVIDADOS
Como associado Sesc RN pode assistir? Basta levar a carteirinha do Sesc RN dentro da validade e trocar por um par de ingressos (até dia 30/10 ou enquanto houver ingressos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário