quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Sesc RN expõe obras do potiguar Falves Silva




Exposição “Deus não joga dados” começa nesta quarta-feira (08/10) e segue até 31/10, com entrada gratuita

O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, promove, na Galeria do Sesc Restaurante (Natal), a exposição “Deus não joga dados”, do artista potiguar Falves Silva. Dividida em dois momentos, a mostra homenageia o seridoense Moacy Cirne, maior estudioso das histórias em quadrinhos do Brasil, e também expõe obras – com colagens, grafite e outras técnicas – inspiradas no movimento artístico do Poema-Processo. A visitação é gratuita e aberta ao público de 08 a 31/10, das 10h às 16h.

A homenagem póstuma a Moacy Cirne deve-se à sua dedicação ao estudo do cinema, dos quadrinhos, da literatura e ao seu engajamento no movimento do Poema-Processo, que resultou em grande contribuição à cultura potiguar. A exposição também se inspira no movimento artístico do Poema-Processo, cujo auge foi na década de 1960, originado no RN, e que teve como precursores Falves Silva e Moacy Cirne. Poesia concreta, artes plásticas, manifestações diversas de opinião e interação com o observador eram alguns elementos que compunham o movimento.  A mostra pretende ainda homenagear alguns nomes da pintura, da literatura, do cinema e dos quadrinhos.

Na vernissage, que acontece dia 08/10, às 15h, o artista participa da “Roda de prosa sobre Poema-Processo: uma homenagem a Moacy Cirne”, na qual conta um pouco da sua experiência junto a Moacy durante o auge do movimento artístico. A exposição “Deus não joga dados” integra a programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

Sobre Falves Silva

Nascido na Paraíba, Falves construiu toda a sua carreira artística em Natal. Sua obra atravessou o oceano, sendo exposta em espaços da Europa, Japão, Estados Unidos e de vários países latino-americanos.

Nos anos 1970, Falves integrou o movimento internacional de arte/correio, arte/postal (mail-art), o que lhe proporcionou um intercâmbio com artistas de diversas tendências estéticas da contemporaneidade e a sua participação em eventos, publicações e acervos nacionais e internacionais de poesia de vanguarda. Outra grande influência do artista potiguar é o Poema-Processo.

Serviço:
O quê? Exposição “Deus não joga dados”, de Falves Silva
Quando? De 08 a 31/10, das 10h às 16h
Onde? Galeria do Sesc Restaurante (Av. Rio Branco, Cidade Alta, Natal/RN)
Vernissage? 08/10, às 15h, com bate-papo “Roda de prosa sobre Poema-Processo: uma homenagem a Moacy Cirne”
ENTRADA GRATUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário