quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Alunos da Escola de Ballet Roosevelt Pimenta são selecionados para audição no Bolshoi


O desejo de integrar a mais importante escola de balé do mundo está próximo de se tornar realidade para os adolescentes Anderson Clementino, 14 anos, e Julia Brito, da mesma idade. Eles foram selecionados para audição na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, sediada em Joinville (SC). O teste está marcado para o dia 18 de outubro. A dupla integra a Escola Municipal de Ballet Professor Roosevelt Pimenta, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura/Fundação Cultural Capitania das Artes (Secult/Funcarte), há três e cinco anos, respectivamente. Anderson mora no bairro das Rocas e Julia no conjunto dos Professores, no bairro de Capim Macio.

A filial da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil é a única fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que os alunos tornem-se protagonistas da sociedade. A Bolshoi no Brasil foi fundada no ano 2000.

O atual diretor da Escola de Ballet Roosevelt Pimenta, bailarino e coreógrafo, Dimas Carlos, conta que a indicação dos alunos foi feita pelo maitre da Escola de Ballet do Teatro Castro Alves, de Salvador, Gilmar Sampaio. Quando veio ministrar oficina na Escola, Sampaio, impressionado com o talento dos dois alunos, filmou a dupla e enviou as imagens para o Bolshoi. O baiano é apenas um dos oito mestres de dança convidados pela atual gestão da Escola de Ballet Roosevelt Pimenta.

“A audição será fechada para bailarinos indicados por mestres de dança do Brasil. Isso ocorre no período em que comemoramos os 40 anos da Escola Municipal Roosevelt Pimenta. É um feito importante para a Escola e para o município, pois sinaliza com a qualidade dos técnicos e alunos”, destaca Dimas Carlos.

Atualmente, a Escola tem 395 alunos matriculados. Destes, 235 frequentam as aulas regularmente, e 210 integrarão o espetáculo “O Lago do Cisne – O Sonho de um príncipe”, que será apresentado dentro do projeto Natal em Natal, no fim do ano, celebrando os 40 anos da Escola.
“Estamos felizes, porque realizamos um trabalho intenso com 43 alunos em tempo integral. Estamos com um projeto para o próximo ano que, caso aprovado, abrirá 250 vagas para alunos entre seis e oito anos, em regime de tempo integral. A coordenação pedagógica ficará a cargo da professora e coreógrafa Roseane Melo, que atualmente mora em Joinville”, informou o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário