quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Foto Riografia do Norte coloca Estado potiguar no mapa da fotografia nacional



As discussões, palestras e mostras apresentadas na segunda edição do Foto Riografia do Norte evidenciaram o momento ascendente da fotografia na cena cultural brasileira. E durante três dias o Estado potiguar foi o foco nacional para o tema. O IFRN Cidade Alta recebeu profissionais renomados e assistiu debates os mais necessários à evolução do segmento.

Por aqui, no último fim de semana, esteve um dos mais aclamados fotógrafos da cultura nacional, Miguel Chikaoka. O responsável por incluir o projeto de regulamentação da profissão de fotógrafo no Congresso, João Cruz, esclareceu os meandros da nova lei. E ainda o repórter fotográfico Paulo Rossi ministrou oficina sobre o olhar contemporâneo da fotografia.

Sem contar ainda a série de exposições, cursos, fórum, lançamentos de livros de fotografia, palestras de nomes locais, como Pablo Pinheiro e Henrique José, feira e escambo de produtos fotográficos, shows musicais e a participação de um público misto, entre profissionais, iniciados, amantes da fotografia e curiosos, além da presença da governadora Rosalba Ciarlini ao evento.



Se a fotografia ganha espaço e importância, o Foto Riografia do Norte tem acompanhado esse crescimento. Ano passado o evento foi bancado com recursos próprios do idealizador, o presidente da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), Alex Gurgel. Este ano, o projeto foi aprovado na lei municipal e recebeu o patrocínio da Unimed Cultural.
E as pretensões são mais ambiciosas. Além da renovação da parceria com a Unimed, a Aphoto quer incluir o Foto Riografia do Norte na programação do Natal em Natal 2015. “O secretário de cultura, Dácio Galvão, já garantiu a criação do Prêmio Bruno Bougard de Fotografia, com premiação em dinheiro aos cinco primeiros colocados e exposição dos 20 melhores trabalhos na Galeria da Funcarte”, destacou Alex Gurgel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário