segunda-feira, 4 de junho de 2012

O sonho de todo fã

Paulo Correia
Jornalista
paulo.correia@r7.com

Nesses dias de pouca grana e cartão de crédito mais que estourado, recebo de minha querida amiga Karla Rocha um bom presente (emprestado, mas ainda um bom presente): O livro “Under their thumb- Como um bom garoto se misturou com os Rolling Stones e sobreviveu para contar”, do jornalista Bill German. 
A publicação, lançada nos Estados Unidos em 2009 e por aqui em 2011, é o relato de um aficionado pela banda inglesa e a criação de um fanzine que contava todos os passos dos integrantes dos Stones durante as décadas de 1980 e 1990. E o melhor: a história de como esse fã/escritor se tornou um frequentador assíduo dos shows, casas, e vida dos velhotes do rock. Um sonho concretizado que todo verdadeiro fã deseja para si.
No livro, a trajetória de German descobrindo a sonoridade, as letras cruas, sensuais e violentas da banda são o passo inicial dessa caminhada que o levou aos bastidores e ao contato pessoal com Mick, Keith, Ronnie, Bill e Charlie. Uma trajetória marcada inicialmente pelo fascínio total e que terminou com a confirmação de que eles não são deuses e nem muito menos homens exemplares, mas seres humanos que possuem muitas virtudes, mas também muitos defeitos. Defeitos potencializados por egos gigantescos, drogas e bajuladores de toda espécie.
No livro, a confirmação que a banda é uma caixa de loucos que milagrosamente se entendem.  Mick Jagger é o mais chato, irritante e louco por dinheiro da banda. Um empresário acima de tudo. Keith Richards é o boa praça do grupo, Ron Wood é o doidão por drogas e exímio pintor, Charlie Watts é o caladão e membro mais recluso e Bill Wyman é o fã de menininhas de 14 anos. Um grupo que poderia facilmente ter acabado ainda na década de 1960, mas que continuou despejando o seu veneno durante as próximas décadas e que agora em 2012 completou 50 anos.
É por essas e outras que recomendo o livro de Bill German. Um trabalho deliciosamente bem escrito e que deixa cada leitor com uma pontinha de inveja do autor.
Ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário