quarta-feira, 27 de junho de 2012

Festival de Audiovisual SEDA terá versão potiguar durante a próxima semana


            Para os realizadores, admiradores e interessados do audiovisual, a próxima semana, de 03 a 08 de julho (terça a domingo), já está comprometida. Isto porque Natal é uma das cidades que recebe a SEDA – Semana do Audiovisual. Trata-se de um festival integrado de cinema, realizado pelo Circuito Fora do Eixo, com foco na formação de agentes locais, sejam produtores, exibidores, público ou militantes.

            A programação preencherá todo o dia, de terça a sexta-feira, a noite de sábado, e a tarde do domingo, agregando oficinas, mesas-redondas, mostras e apresentações culturais. As atividades se concentrarão principalmente no Campus do IFRN de Cidade Alta (oficinas e mesas-redondas) e em Nalva Café Salão (mostras), na Ribeira.

            A SEDA vai além de um encontro para os interessados em Audiovisual. É proposta do evento estimular e promover a formação para a produção independente, além de provocar e fomentar debates e reflexões sobre o atual momento do audiovisual no Estado e no país, com foco na discussão sobre as políticas públicas culturais. O evento também tem o objetivo de fazer conhecer a produção que já existe, bem como seus realizadores, promovendo a circulação de obras, e estimulando debates acerca do caráter estético, conceitual e técnico do segmento em questão.

            Serão temas das oficinas oferecidas durante a Semana do Audiovisual: Direção de Fotografia (ministrada por Giovane da Rocha), Produçao Audiovisual Independente (ministrada por Renata Pyrrho), Microdoc (Buca Dantas), e Função Narrativa do Enquadramento no Cinema (Gilmar Santana). As mesas-redondas, por sua vez, englobarão as temáticas Politicas Públicas para o Audiovisual, Difusão do Audiovisual Independente, Produção Audiovisual Potiguar e Cineclubismo.

            Todas as atividades da SEDA serão gratuitas aos interessados, com exceção das Mostras, pelas quais será cobrado um valor simbólico de R$ 2,00, e a festa da Noite Fora do Eixo, no Sábado, dia 07, com local ainda a ser confirmado, cuja entrada custará R$ 10,00. Todas as mesas-redondas serão transmitidas ao vivo das 15h às 17h e os espectadores poderão participar enviando perguntas que serão respondidas ao final do debate. A transmissão será exibida por meio do canal do Coletivo VHS, através do link http://coletivovhs.wordpress.com/pos-tv-canal-vhs/, veiculado ao blog do coletivo.

Sobre o Circuito Fora do Eixo

O Circuito Fora do Eixo (CFE) é uma rede de trabalhos colaborativa formada por mais de 80 coletivos em todos os estados brasileiros. O objetivo do CFE é desenvolver ações culturais pautadas nos princípios da Economia Solidária, atuando no campo da cultura independente e livre. O projeto da Semana do Audiovisual (SEDA) é uma realização do Clube de Cinema Fora do Eixo, o setor responsável pela gestão audiovisual da rede. O projeto, neste ano, será realizado em mais de 50 cidades no Brasil, incluindo a capital potiguar, de forma a ocupar geograficamente todo o território nacional.

Mostra VHS

A Mostra VHS acontece no primeiro dia da SEDA, 03 de julho, a partir das 19h, em Nalva Café Salão. Serão exibidos filmes curtas-metragens de diretores potiguares. Abaixo segue a lista dos curtas selecionados para integrar a mostra.

Objetos Cortantes (Dir: Carito Cavalcanti e Joca Soares)
A descida (Dir.: Clóvis Neto)
Do Inevitável (Dir.: Thamise Cerqueira)
Baque Seco (Dir.: Bárbara Baracho)
O relógio (Dir.: Cristiano Micussi)
Operação Plástica com Flávio Freitas (Dir.: Carito Cavalcanti e Joca Soares)
Além do Picadeiro (Dir.: André Araújo)
A espera infortuna de Maria (Dir.: Bruno Evangelista)
Noturnos (Dir.: Carito Cavalcanti e Joca Soares)

Programação

Terça-feira (03 de julho)

09 às 12h – Oficinas (IFRN Cidade Alta)

15h às 17h – Mesa-redonda: Políticas Públicas para o Audiovisual (IFRN Cidade Alta)

19h às 22h – Mostra VHS - curtas de Natal/RN (Nalva Café Salão)



Quarta-feira (04 de julho)

09 às 12h – Oficinas (IFRN Cidade Alta)

15h às 17h – Mesa-redonda: Produção Audiovisual Potiguar (IFRN Cidade Alta)

19h às 22h – Mostra EXPERIMENTA – vídeo experimental (Nalva Café Salão)



Quinta-feira (05 de julho)

09 às 12h – Oficinas (IFRN Cidade Alta)

15h às 17h – Mesa-redonda: Meios de Difusão do Audiovisual Independente (IFRN Cidade Alta)

19h às 22h – Mostra Compacto.Cine – “EVOÉ! Retrato de um Antropófago” (Direção de Tadeu Jungle)  (Nalva Café Salão)



Sexta-feira (06 de julho)

09 às 12h – Oficinas (IFRN Cidade Alta)

15h às 17h – Mesa-redonda: Cineclubismo (IFRN Cidade Alta)

19h às 22h – Mostra de Vídeo-Dança + Apresentação do Gira Dança (Espaço Gira Dança)



Sábado (07 de julho)

*Local a ser definido

19h – Exibição do material produzido durante as oficinas da SEDA

22h – Noite Fora do Eixo: show + performances + projeções



Domingo (08 de julho)

15h às 20h – Escambo Central - #Especial SedaNatal2012 (Casa das Artes de Ponta Negra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário