quarta-feira, 6 de junho de 2012

BECOPRESS

8ª DermaNatal começa amanhã
Amanhã começa a oitava edição do DermaNatal no Hotel Pestana. Esse ano, o evento contará com o Curso de Alergia Dermatológica e Dermatoses Ocupacionais, que inicia às 14h, sob a coordenação da doutora Alice Alchorne.

Regularização fundiária
Com o objetivo de implantar uma Política de Regularização Fundiária no município de São Gonçalo do Amarante, o advogado e dirigente estadual do PCdoB, Canindé de França, foi nomeado secretário municipal Extraordinário. O Partido, que já participa do governo, terá agora mais espaço para atuação no município e o desafio da Regularização Fundiária em São Gonçalo.

Federação da Agricultura entrega vacinas contra febre aftosa
A Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) começou a entrega para o Idiarn das vacinas contra a febre aftosa que serão ministradas no rebanho potiguar até o dia 15, juntamente com a Emater.

Prefeitura de Ipanguaçu tem frota agrícola reforçada com nova retroescavadeira
Abertura e manutenção de poços, construção de açudes e de barragens subterrâneas para combater a estiagem, além de manutenção de estradas vicinais. Estas são algumas das utilidades que a nova retroescavadeira que reforça a frota agrícola de Ipanguaçu terá. O prefeito Leonardo Oliveira recebeu a máquina  durante solenidade que contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

Via Direta terá horário diferenciado durante o feriado
O Via Direta Shopping divulga as mudanças no horário de funcionamento, durante o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (07). As lojas, boxes, quiosques, funcionam das 14h às 20h, sendo a abertura de forma facultativa para os lojistas. Já a praças de alimentação e lazer funcionarão das 12h às 22h.

Corpo de Bombeiros lamenta o acidente envolvendo uma viatura da corporação
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte lamenta o acidente ocorrido ontem na RN-177, na estrada que liga os municípios de São Miguel e Coronel João Pessoa, que tragicamente envolveu uma de suas viaturas operacionais (Auto Bomba Resgate e Salvamento) tendo como resultado o falecimento de Valmir Alves de Freitas, cidadão que presenciava outro acidente ocorrido nas proximidades sendo atropelado no local.

Prefeito Jaime Calado participa da entrega de certificados de cursos do SENAC
Uma solenidade marcou a entrega de certificados para dezenas de mulheres que realizaram o curso do Senac na área de imagem pessoal. A cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), no teatro municipal de São Gonçalo, e além das participantes reuniu ainda o prefeito Jaime Calado, a secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Socorro Medeiros, o vice-presidente do Sistema Fecomércio, Itamar Manso, o diretor do SENAC, Hélder Cavalcanti e o vereador do município, Eraldo Paiva.

Inscrições para a Corrida do Corpo de Bombeiros terminam dia 20
As inscrições para a 18º Corrida Soldados do Fogo, que será realizada no dia 30, às 16h, em Natal, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, em comemoração ao Dia Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil seguem abertas até o dia 20, através do site www.corridasoldadosdofogo.com.br.

Campanha São João Seguro orienta crianças e adolescentes a prevenir queimaduras
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESED) e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), em parceria com voluntários da Cruz Vermelha e membros da Federação Internacional dos Estudantes de Medicina do Brasil (Comitê UFRN), intensificaram desde o dia 4 de junho ações de prevenção a queimaduras por meio da Campanha São João Seguro e 3º Semana de Prevenção a Queimaduras.

Fraternidade realiza encontro católico para namorados neste fim de semana em Parnamirim‏
Com a finalidade de reunir casais que desejam conhecer os fundamentos de um relacionamento santo à luz dos ensinamentos da Igreja Católica, a Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus realiza neste final de semana, 09 e 10, o II Retiro Namorando Em Deus, na Casa de Retiro, em Parnamirim

Armazenamento de células do cordão umbilical vem ganhando adeptos no Brasil
A técnica, que gerava polêmica há poucos anos, agora é a opção de muitas famílias que podem ter a possibilidade de armazenar o material genético necessário para usar na formação de novos tecidos ou órgãos, no caso de qualquer doença crônica ou lesão. Essa já é uma realidade experimentada por algumas mães brasileiras quando optam pelo armazenamento das células-tronco do sangue do cordão umbilical no momento do parto de seus bebês.

Presidente Dilma anuncia criação do Parque Nacional Furna Feia, em Mossoró
A assinatura do decreto de criação foi realizada hoje (05), durante cerimônia no Palácio do Planalto em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

“Infelizmente, a realidade do RN nos obrigou a trazer a CPI”, diz Fátima
Por mais de seis horas seguidas de debate a realidade do Rio Grande do Norte, no que diz respeito à exploração sexual de crianças e adolescentes, foi trazida à tona na audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, da Câmara dos Deputados, realizada na tarde de terça-feira (04), na Assembleia Legislativa do RN. A proposição da audiência foi da deputada federal Fátima Bezerra (PT), membro permanente da CPI.

Sesap monitora casos de H1N1
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através de sua área técnica de vigilância da influenza e doenças agudas respiratórias, divulgou nesta terça-feira (5) a situação epidemiológica do vírus influenza A (H1N1) no Rio Grande do Norte. Desde o início do ano até o último dia 02, foram recebidas 91 notificações para H1N1, sendo 10 casos confirmados (com um óbito registrado) e 61 casos descartados.

Fátima apoia Valdik para prefeito de São Jõao do Sabugi
Durante reunião em Natal, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) reforçou o desejo de que o presidente do Partido dos Trabalhadores de São João do Sabugi, Valdick Paiva, seja o candidato a prefeito do município.

Agentes de segurança serão capacitados a atuarem com base na “Filosofia de Polícia Comunitária”
A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social, através do Programa Comunidade em Paz, gerido pela Coordenadoria de Programas para Cidadania (CPCID), dará inicio a uma importante capacitação aos agentes de segurança pública (policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e guardas municipais) e agentes comunitários, com o objetivo de integrá-los a trabalharem unidos na identificação, avaliação e soluções aos problemas que levam a violência e criminalidade.

Empresas devem fazer o pedido de credenciamento para utilizar o POS móvel
Os donos de bares, restaurantes e similares, que têm o interesse em inserir em seus estabelecimentos o uso do POS móvel, precisam antes realizar o pedido de credenciamento na Secretaria de Estado da Tributação (SET). Essa é a condição dada pelo Governo do Estado para que os empresários possam se adequar a esse terminal eletrônico de pagamento. As orientações sobre como realizar este procedimento encontram-se na página da SET – www.set.rn.gov.br.

Pagamento dos professores do Estado deve ser regularizado na próxima semana
Após reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta e outros deputados estaduais com representantes do Executivo – na manhã de ontem (5) -, ficou decidido que até a próxima semana, os professores do Estado, que atuam em entidades conveniadas, receberão os valores cortados de seus salários. A polêmica se estabeleceu depois que cerca de 300 professores deixaram de receber o reajuste salarial, garantido por meio da lei de implantação do piso nacional no magistério. A reunião contou com a presença do chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho e do consultor geral do Estado, José Marcelo Ferreira da Costa. De acordo com o deputado Hermano Morais, além do valor retirado dos contracheques, os professores ainda tiveram um desconto nos valores que haviam recebido há dois meses.

Nelter convoca gestores para audiência sobre recuperação de poços
No RN cerca de mil poços tubulares perfurados ainda não estão em funcionamento, prejudicando os moradores destas localidades. A fim de receber informações do governo estadual acerca das providências que a Secretaria de Recursos Hídricos está adotando, o deputado Nelter Queiroz (PMDB) disse que esse assunto será tratado em audiência pública na próxima terça-feira (12).

Produção orgânica é tema de palestra e exposição na Expofruit
Um dos destaques da Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit em sua 16º edição será a maior participação dos pequenos produtores e da agricultura familiar. Ambos tem muita relação um tema que será debatido na programação da feira com a palestra “Produção Orgânica de Frutas e Hortaliças” e que também contará com expositores que apresentarão o crescimento da produção e do consumo de orgânicos na região. A feira será de 13 a 15 de junho, na Universidade Federal do Semiárido – UFERSA, em Mossoró.

Unidade de Saúde da Família do Parque das Dunas é reinaugurada
Visando à ampliação e a excelência nos serviços de saúde oferecidos à população do Parque das Dunas, na zona Norte, a Prefeitura do Natal reformou a Unidade de Saúde da Família da comunidade. A reinauguração da Unidade ocorreu hoje, 06, às 11 horas, com a presença da prefeita Micarla de Sousa, da secretária municipal de Saúde, Maria do Perpétuo Nogueira, assessores, servidores públicos, usuários da Unidade e a comunidade em geral.

Ônibus e opcionais com desconto de 50% no feriado de Corpus Christi
Uma boa notícia para quem vai curtir o feriado de Corpus Christi na cidade nesta quinta-feira, dia 7. A Prefeitura do Natal autorizou a aplicação da tarifa social no sistema de transporte público de passageiros. Com a determinação, o valor da passagem nos ônibus e opcionais cairá de R$ 2,20 para R$ 1,10.

UFERSA prepara cursinho pré-universitário popular
Depois de Angicos, as cidades de Mossoró, Ipanguaçu e Caraúbas são as próximas a ser beneficiadas com o Cursinho Pré-Universitário Popular, realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. As aulas vão começar no próximo dia 16 em Mossoró e Ipanguaçu, sempre aos sábados, nos horários da manhã e tarde. Já em Caraúbas no dia 23. O projeto é coordenado pelo professor Eder Jofre Marinho Araújo, da UFERSA Angicos, tendo como coordenadora adjunta e pedagógica, a professora Rita Diana de Freitas Gurgel.

Governadora aprova alteração de lei que garante taxi de sete lugares no RN
A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na tarde desta quarta-feira (06) representantes da Cooptax – Cooperativa dos Proprietários de Táxi de Natal – para tratar sobre a adaptação de uma lei existente no Rio Grande do Norte que garante a isenção de IPVA a táxis de 5 lugares. A categoria solicita a mesma garantia para o transporte de sete passageiros.

Secretários de Segurança se reúnem em Natal
Será nos dias 14 e 15, em Natal, a 44ª Reunião do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança (Consesp). O encontro será presidido pelo secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato grosso do Sul, Wantuir Jacini.

Isaú Vilela assume Secretaria de Estado da Saúde Pública
O médico Isaú Gerino Vilela da Silva assumiu na tarde desta quarta-feira (06) a titularidade da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A solenidade foi no auditório da Governadoria e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini.

Prefeitura denuncia ao MS e CNS falta de repasse do Governo do RN
A secretária municipal de Saúde de Natal (SMS), Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira, protocolou ofício nesta terça-feira (5) no Ministério da Saúde (MS) e no Conselho Nacional de Saúde (CNS), denunciando a falta de repasse do Governo do Estado para o município de Natal, no valor de R$ 22.972.913,55, oriundos dos governos Federal e Estadual. Os recursos são destinados ao Programa de Assistência Farmacêutica Básica (medicamentos e insumos), ao Fortalecimento da Atenção Básica (Portaria nº 166/2009), à Atenção às Urgências (SAMU e UPA de Pajuçara) e ao Reajuste de Média e Alta Complexidade do município do Natal, de acordo com o que especifica planilha elaborada pelo Setor de Execução Financeira da SMS.

Governo Federal atrasa liberação de recursos para cidades atingidas pela seca no Nordeste
A seca no Nordeste já atingiu quase 900 cidades na região. São 19 milhões de pessoas afetadas pela falta de chuvas. Para amenizar os efeitos da estiagem o governo federal editou duas medidas provisórias (MPs) abrindo crédito extraordinário para atender às populações dos municípios atingidos. No entanto, praticamente nada foi liberado. A MP 566, editada no dia 24 de abril deste ano, destina R$ 706 milhões para socorrer a região. Já a MP 569, editada em 14 de maio, abre crédito de mais R$ 688 milhões. De acordo com o deputado federal Felipe Maia, nada foi executado da MP 566 e somente 7,5% da MP 569 foram pagos.

Hospitais regionais passam por crise
A crise por que passa o Hospital Regional de Currais Novos Dr. Mariano Coelho, que teve sua UTI fechada no último sábado por falta de médicos, foi o gancho para que o deputado Ezequiel Ferreira (PTB) levasse a ao conhecimento da AL a situação precária das unidades de saúde pública no interior do RN. “O hospital de Currais Novos sempre foi referência pelo seu corpo técnico e hoje encontra-se nesse estado. Além da falta de pessoal, há ainda a suspensão de repasses de contrapartida do Estado para programas de saúde básica”, relatou. O parlamentar comentou a nomeação do novo secretário de Saúde do Estado dizendo que “não adianta colocar outro nome na pasta com o mesmo método de trabalho”. O Hospital Regional de Currais Novos tem alcance regional, atende 24 municípios da região e quase cinco mil pessoas por mês.

Natal entre os grandes emissores de poluentes
Os ônibus, caminhões e veículos de frota do RN estão entre os que mais emitem poluentes como gás carbônico (CO2) e enxofre das cidades que participam do Programa Ambiental do Transporte (Despoluir), criado há cinco anos pela Fetronor.

Homícidios crescem em Natal
De 74 registrados no ano passado, em 2012 passou para 94 em toda a Grande Natal, um aumento de 27%. A situação é menos alarmante nos números de todo o RN. Nos cinco primeiros meses de 2012, foram registrados 356 assassinatos contra 384 durante este ano.

Justiça determina leilão de bens de Carla e George
De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça do RN, o juiz solicitou aos cartórios de Natal e Baía Formosa que enviem uma relação de todos os imóveis do casal para que sejam leiloados posteriormente.

Secultrn/FJA altera os prazos de inscrições dos editais Novos da Arte e Incentivo e Apoio a Eventos
A Secultrn/FJA prorrogou o prazo de inscrições dos editais “Novos da Arte 2012/2013” e “Incentivo e Apoio a Eventos Culturais 2012/2013”. A mudança nos períodos tem como objetivo mantê-los de fluxo contínuo até os prazos de vigência que os contemplem.

Sem conciliação, greve nos trens é mantida em cinco capitais
Os trabalhadores da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) decidiram manter a greve em cinco capitais do País - Natal, Maceió (AL), Recife (BH), João Pessoa (PB) e Belo Horizonte (MG).

Estado prepara plano para entrar na Rede Cegonha
As diretorias regionais de saúde estão desenvolvendo plano de trabalho que habilitarão os municípios potiguares ao programa nacional de Rede Cegonha. O programa oferta atenção integral à saúde da mulher e da criança. O novo modelo de assistência materno-infantil tem foco no parto, nascimento, crescimento e desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses.

Prefeita sanciona Renúncia Fiscal da Lei Djalma Maranhão
A prefeita Micarla de Sousa sancionou a Lei que estabelece a Renúncia Fiscal prevista na Lei Municipal Prefeito Djalma Maranhão, de Incentivo à Cultura. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial do Município (DOM), dessa quarta-feira, 06.

Micarla decreta ponto facultativo na sexta-feira
A prefeita Micarla de Sousa vai decretar ponto facultativo na próxima sexta-feira, 08, nas repartições públicas do município. O ato será publicado na edição do Diário Oficial do Município – DOM - nessa data. Em virtude do feriado de Corpus Christie, na quinta-feira, dia 07.06, o expediente voltará à normalidade na segunda-feira, dia 11.

CHB é habilitada para administrar a construção de 9,8 mil casas no Minha Casa Minha Vida
A Companhia Hipotecária Brasileira (CHB) é novamente destaque na oferta pública de recursos para a construção de casas populares no programa Minha Casa Minha Vida. Segundo os números divulgados hoje pelo governo federal, a CHB é a primeira do Nordeste em número de cotas e a segunda no ranking do País. Ao todo, a empresa garantiu 9.830 unidades, sendo 1.740 na região Norte e outras 8.090 no Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário