quinta-feira, 21 de junho de 2012

Músicas de Luiz Gonzaga embalam apresentação de dança dos alunos do Suvag

Desde janeiro deste ano o projeto Miscelânea Cultural/Unimed firmou uma parceria com várias ONG’s da cidade. O objetivo é levar mais interatividade e opções de aprendizado a centenas de famílias que lidam diariamente com algum tipo de deficiência, como as assistidas pelo Centro Suvag do RN, que recebe aulas de dança, para alunos e familiares.

Após meses de treinamento, agora é hora de mostrar o resultado do esforço, da força de vontade e dos ensaios que os alunos do Suvag participaram com tanto prazer. Os membros do Centro se apresentam nesta sexta-feira (22), às 19h, no Teatro Alberto Maranhão, com o espetáculo “Forrozando”, que resgata a Literatura de Cordel retratando a esperança e a alegria do povo sertanejo na visão de Luiz Gonzaga.

“Será um espetáculo para todas as idades, tem o ritmo marcante do xote, do xaxado e do baião. Sem esquecer do maxixe, do samba de matuto  e das marchinhas juninas, feitos para  alegrar e encantar o público potiguar  retratando a arte  do rei do baião através das danças com a cultura do RN”, explica o coreógrafo Gevaldo Cruz.

As músicas que serão interpretadas pelos alunos do Suvag são: Procissão, Xote das Meninas, Viajante, Hora do Adeus, Súplica Cearense, Paraíba, Xaxado e Forró Nº1.

A PARCERIA:

O Suvag é uma das instituições parceiras do Miscelânea Cultural/Unimed, e desde do começo do ano recebe cursos de dança através da iniciativa, que enviou professores ao Centro como forma de estímulo aos alunos, e aos seus pais, a participarem de atividades dinâmicas e bem elaboradas.

O objetivo do curso é buscar mais interação e levar mais atividades de cunho corporal, que ajudam na comunicação, para os alunos, pais e até a comunidade em geral.

Sobre o SUVAG


A associação teve início em 1981, e surgiu após a luta de dois pais de crianças com problemas auditivos. Em 2000 o grupo conseguiu uma sede própria, espaçosa e bem equipada. A equipe de profissionais cresceu e atualmente atende e acompanha 180 crianças e adolescentes com problemas auditivos, além de adultos.

Conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS) o Suvag realiza, de forma gratuita, um trabalho de extrema importância na área de saúde auditiva. Ele atua no diagnóstico, prevenção, reabilitação e ainda faz o acompanhamento dos adolescentes com diagnóstico de surdez no mercado de trabalho.

PROJETO MISCELÂNEA CULTURAL

O Projeto Miscelânea Cultural é realizado através da Lei Djalma Maranhão, com o patrocínio da Unimed e apoio cultural da Faculdade Maurício de Nassau. O Projeto tem como objetivo geral desenvolver o potencial artístico do educando, através de oficinas de música, dança, teatro e artesanato, despertando e fomentando nos mesmos, e suas famílias, o interesse e a valorização pela cultura e tradições populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário