segunda-feira, 18 de junho de 2012

BECOPRESS

Balneário do Rio Pium é o único local impróprio na Grande Natal
O boletim semanal do programa Água Azul, realizado numa parceria entre Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) apontou, na semana passada, apenas o Balneário do Rio Pium com altos índices de coliformes fecais, sendo considerado impróprio para o banho.  O resultado foi divulgado na tarde desta sexta-feira (15), e pode ser considerado válido até a emissão do próximo boletim, previsto para o dia 22.

Coliformes
O Balneário está com mais de nove mil coliformes fecais a cada 100 mililitros de água. Para que um local possa ser considerado próprio para banho, 80% dos resultados deve ser positivo – ou seja, o resultado de quatro das cinco análises amostradas pode apontar a presença de até 800 bactérias a cada 100ml de água. O órgão que coordena este índice é o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Caraúbas ganha Agência da Previdência Social
Danielle Cristina de Oliveira (salário-maternidade), Antonia Alice de Oliveira (aposentadoria por idade) e Adaltiva Alves dos Santos (pensão por morte do marido) foram as primeiras pessoas a receberem benefícios na Agência da Previdência Social de Caraúbas, inaugurada nessa sexta-feira (15) pelo ministro Garibaldi Filho. Na próxima segunda-feira (18) o ministro viaja até o Maranhão para, ao lado da governadora daquele estado, Roseana Sarney, entregar à população a agência de Governador Nunes Freire.

Ministro Garibaldi Filho participa de convenções partidárias durante o sábado
O ministro Garibaldi Filho se dedicou às convenções partidárias durante o sábado. Pela manhã, o destino do pemedebista foi o município de Nísia Floresta, onde esteve ao lado do prefeito George Ferreira (DEM) e da pré-candidata Camila Ferreira (sobrinha do atual prefeito), além do pré-candidato a vice-prefeito; Boca (PMDB). A ocasião contou ainda com a presença de vereadores e de pré-candidatos a vereadores. No período da tarde, o ministro Garibaldi se dirigiu ao município de Poço Branco ao lado do deputado Walter Alves. Na ocasião, o ministro foi recebido pela pré-candidato a prefeito; Waldemar de Góis. Além de Garibaldi Filho, a convenção contou com a presença do deputado federal Felipe Maia e do advogado Fábio Holanda.

II Regional de Saúde promove campanha para prevenção da Aids nos festejos juninos
Visando reduzir os riscos de proliferação de doenças sexualmente transmissíveis durante o período de festas juninas, a II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), em Mossoró, por meio do Programa Regional de Prevenção e Controle das DST/Aids, em parceria com as secretarias municipais de saúde, realizam campanha de prevenção com a distribuição de preservativos.

Prefeito Jaime Calado inaugurou obras em Bela Vista e Campinas
O prefeito Jaime Calado cumpriu agenda administrativa na Zona Rural de São Gonçalo do Amarante no sábado (16). Na comunidade de campinas, além de inaugurar o laboratório de informática na Escola Municipal Sebastião Prudêncio, Jaime e a comitiva composta por auxiliares, vereadores e servidores públicos estiveram na capela, onde aconteceu uma benção conduzida pelo Padre André Martins. O ato simbólico marcou a inauguração do calçamento do primeiro trecho da rua principal.

RN é primeiro lugar no Nordeste em vacinação contra a pólio
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite teve início no último sábado (16) e prossegue até o dia 06 de julho. Somente no Dia D de Mobilização da Campanha o Rio Grande do Norte já conseguiu vacinar 141.953 crianças, o que representa 58,86% da sua população-alvo, e coloca o estado em primeiro lugar do Nordeste em cobertura vacinal. Os estados de Alagoas e Sergipe estão em segundo e terceiro lugar do Nordeste em cobertura vacinal contra a pólio, com porcentagens de 56,63% e 53,14%, respectivamente. A meta do Rio Grande do Norte para este ano é vacinar 95% da população na faixa etária de 0 a 4 anos, o que representa 241.417 crianças.

Quadrilhas juninas de São Gonçalo recebem apoio cultural
A Fundação Cultural Dona Militana reuniu no teatro municipal os representantes das quadrilhas juninas das zonas rural e urbana de São Gonçalo do Amarante. No encontro, que contou com a presença do presidente do órgão Alexandre Santos e do prefeito Jaime Calado, aconteceu a entrega do apoio cultural doado pelo município aos grupos para auxiliar na produção dos figurinos. Pelo quarto ano a prefeitura de São Gonçalo realiza esse incentivo, por meio da parceria com a Associação Pastoril Dona Joaquina, uma entidade sem fins lucrativos de apoio aos artistas são-gonçalenses.

Dengue
A população precisa ficar atenta para os cuidados básicos e ações de rotina para conter o avanço da epidemia de dengue no Rio Grande do Norte. Limpar os quintais, fazer a higienização  de cozinhas e banheiros, não deixar embalagens e pneus expostos à chuva e sol, evitar a água parada onde o mosquito da dengue se reproduz, além de não deixar caixas d’água descobertas são algumas medidas que têm um forte efeito preventivo.

Centro Clínico da PM dispõe de vários serviços para os policiais militares
O Centro Clínico da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, localizado na avenida Alexandrino de Alencar, no Alecrim, apesar de sofrer com problemas estruturais, como a falta de profissionais, dispõe de vários serviços de qualidades e todos acessíveis aos policiais e seus dependentes.  A diretoria da Associação dos Cabos e Soldados visitou a unidade e conheceu a estrutura e seus serviços. O presidente da ACS, soldado Roberto Campos, ressalta que muitos dos militares nem mesmo sabem que podem contar com diversos tipos de atendimentos, por isso, a importância de uma visita.

Hospital Severino Lopes comemora 56 anos com palestra e inauguração de novo espaço
Nesta terça (19), o Hospital Severino Lopes realiza, no período da manhã, atividades em comemoração ao seu 56º aniversário. Na abertura da programação às 8h30 haverá uma apresentação cultural de sanfoneiros mirins. Com o tema "O Hospital Severino Lopes na rede de atenção à saúde mental: espaço estratégico para o atendimento a crise", será promovida, às 8h50, palestra no auditório da instituição. Para falar sobre o tema foi convidada a psiquiatra Dra. Regina Miranda da Associação Norte-Riograndense de Psiquiatria.

Novo titular da Sejuc conversa com agentes e promete melhorias de estrutura
O delegado da Polícia Federal Kércio Pinto se reuniu com agentes penitenciários para ouvir deles os anseios da categoria. Ele foi escolhido pelo Governo do Rio Grande do Norte para ser o novo secretário estadual de Justiça e Cidania e, apesar de ainda não ter sido nomeado oficialmente, já começou a atuar. Kércio atendeu pedido do Sindasp-RN e foi até a Escola Penintenciária, neste domingo (17), onde agentes realizavam treinamento de escolta. Lá, prometeu valorizar os profissionais.

Banda filarmônica de Monte Alegre recebe novos instrumentos
Noite de festa para os integrantes da Banda Filarmônica 15 de Março do município de Monte Alegre, que receberam novos instrumentos de sopro e percussão graças ao Prêmio Funarte de Cultura. A solenidade de entrega foi realizada na sexta-feira (15), no Centro Pastoral.

Agentes penitenciários de Mossoró participam de treinamento de escolta
Durante este fim de semana, um grupo de agentes penitenciários que atuam em Mossoró está em Natal participando de um treinamento especifico para escolta e também intervenção em unidades prisionais. O objetivo é expandir para região Oeste o trabalho que já vem sendo realizado na grande Natal com o Grupo de Escolta Penal (GEP) e Grupo de Operações Especiais (GOE).

Representantes de associações militares discutem subsídio com Comando da PM
Na tarde desta sexta-feira (15), representantes de associações militares foram até o Comando Geral da Polícia Militar para saber do coronel Francisco Canindé de Araújo Silva como anda o processo de implantação do subsídio da categoria, previsto para ser implantado a partir do próximo mês de julho.

Deputado propõe programa voltado para meio ambiente
“Plante Vida e Renove o Futuro”. É com esta denominação que o deputado Leonardo Nogueira-DEM pretende que o governo do Estado institua programa educativo na rede pública de ensino, com vistas à formação de cidadãos responsáveis e preocupados com a preservação do meio ambiente.
“No mundo globalizado em que vivemos, a preocupação constante com o meio ambiente é uma questão em pauta que não se pode deixar mais para o amanhã. Se quisermos que nossa sociedade tenha um futuro, precisamos hoje buscar uma conscientização para mudanças de posturas, que até então não eram prioritárias e que culminaram na degradação do nosso eco sistema”, disse o deputado ao justificar o seu requerimento apresentado na Assembleia Legislativa e destinado à governadora Rosalba Ciarlini.

Governadora se reúne com Prefeitos do Seridó para tratar sobre licenças do Idema
A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu na manhã desta segunda-feira (18) com Prefeitos de municípios do Seridó para tratar sobre a liberação de licenças ambientais por parte do Idema para viabilizar obras na região. A conversa foi motivada pela liberação de R$ 20 milhões – através de emenda parlamentar do deputado federal João Maia – que vão beneficiar as cidades e devem ser empenhados até o dia 7 de julho.

Governo lança nesta segunda-feira (18) portal de informações do Mercado de Trabalho do RN
O Governo do RN, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - Sethas lança nesta segunda-feira (18) o Portal Georreferenciamento de Informações do Mercado de Trabalho do Rio Grande do Norte. O lançamento ocorre às 11h, no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, com presenças da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário da Sethas, Luiz Eduardo Carneiro Costa, além de técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e estudos Socioeconômico – DIEESE.

Inscrições para cursos gratuitos encerram amanhã
Amanhã (19/06) é o último dia para se inscrever nos cursos gratuitos oferecidos pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do SESC. Neste edital, são 22 opções de cursos, com 450 vagas para as cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Nova Cruz, São Paulo do Potengi e Santa Cruz. O início das aulas será no mês de julho. Os cursos abrangem culinária, noções de administração, artesanato, corte e costura, beleza e prestação de serviços. O objetivo do PCG é oportunizar o aperfeiçoamento profissional ou complementar a renda pessoal ou familiar dos beneficitários. De abril a junho deste ano, o PCG realizou 58 cursos, beneficiando mais de mil pessoas. A expectativa é de que, até dezembro, cerca de 900 pessoas participem dos cursos do programa do SESC.

Governadora Rosalba Ciarlini participa de carreata em homenagem a Santa Luzia
Na manhã deste domingo (17), a governadora Rosalba Ciarlini prestigiou a carreata em homenagem a Santa Luzia, padroeira de Mossoró. A concentração com os fieis de Natal aconteceu no posto de combustíveis Dudu, na BR-101, às 9h30. A caravana seguiu até a Catedral Metropolitana de Natal, onde a chefe do executivo Estadual foi recebida pelo padre Helenildo Marques.

Poti Júnior sugere frentes de trabalho para dois municípios
Considerando como uma medida paliativa, mas eficiente, o deputado Poti Júnior-PMDB solicitou do secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Carlos Alberto de Souza Rosado a criação de uma Frente de Trabalho para suprir as necessidades das pessoas das zonas rural e urbana do município de João Câmara e Afonso Bezerra, aonde a população, notadamente o homem do campo, vem sofrendo as conseqüências da seca que atinge o Estado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário