quarta-feira, 27 de junho de 2012

BECOPRESS

Dia Internacional do Diabético é nesta quarta-feira
Em todo o Brasil um total de 5,6% da população adulta maior de 18 anos possui o diagnóstico médico de diabetes. Os números são da Pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizada no ano de 2011, pelo Ministério da Saúde.

Termina nesta sexta-feira o prazo para inscrição de trabalhos nos concursos de estudos acadêmicos e logomarca da Cátedra Sérgio Vieira de Mello 
Termina nesta sexta-feira (29) o prazo para inscrição de trabalhos nos concursos de estudos acadêmicos e logomarca promovidos pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM). O “1º Concurso Nacional de Estudos Acadêmicos” pretende incentivar a
pesquisa, reflexão, discussão e produção intelectual sobre a questão dos refugiados, da apatridia e dos deslocamentos forçados em toda a comunidade acadêmica brasileira.

Manual Prático das Eleições ganha 5ª edição para pleito municipal
Os candidatos à vaga durante as eleições municipais de 2012 ganham mais uma ferramenta para fazer uma campanha de sucesso, é o “Manual Prático das Eleições”. Em sua 5ª edição, a obra, assinada pelo juiz Jarbas Bezerra e pela diretora do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Lígia Limeira, será lançada nesta quinta-feira (5), às 19 horas, na livraria Saraiva (antiga Siciliano), no Midway Mall.

RN deve se adequar a Lei Federal que prevê benefícios às pessoas com deficiência
O Instituto de Previdência Social do RN estuda a melhor maneira de adequar a legislação estadual à Lei Federal nº 12.470/2011, que busca assegurar a inclusão social e facilitar o acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Durante audiência pública realizada hoje (26) na Assembleia Legislativa, o assessor jurídico do Instituto, Ricardo Pinto informou que, do ponto de vista técnico, será avaliada a melhor forma de garantir pensões às pessoas físicas relativamente incapazes. A audiência, proposta pelo deputado Hermano Morais teve como objetivo debater as dificuldades e possíveis soluções para traçar uma rede de proteção ao trabalho de pessoas com deficiência.

Guilherme deixa ABC e acerta com exótico futebol australiano
O jogador foi titular em apenas duas partidas da Série B do Brasileiro, contratado para ser o grande pensador do meio-campo do ABC.

Agentes de viagens de Natal visitam o México
Em parceria com a Tam, Hotelbeds e Foco Operadora (Natal), a Abav-RN promoveu famtour para o México (capital e Cancún) com dez agentes.

CNPA promove noite de homenagem aos apoiadores da pesca no Brasil
A Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) homenageou na noite dessa terça-feira (26) a quem considerou apoiadores do profissional da pesca no Brasil. A comenda Café Filho – que faz referência ao ex-presidente potiguar, considerado defensor das colônias dos pescadores e que começou sua carreira política no bairro das Rocas em Natal (RN), comunidade pesqueira da capital - foi entregue aos norte-rio-grandenses senador José Agripino (DEM); ao ministro da Previdência, Garibaldi Alves; ao líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves.

Greve da UFRN
Depois de promover uma caminhada noturna com tochas na última terça-feira (26), os técnico administrativos em greve da UFRN decidiram manter as atividades de rua para a próxima assembleia. Será essa quinta-feira (28), às 8h30, na praça Gentil Ferreira no Alecrim. Esta semana, mas duas outras instituições aprovaram a greve, aumentando para 55 o número de universidades em greve.

Márcia Maia apela ao governo para renovar convênios com instituições
A deputada Márcia Maia-PSB fez hoje um apelo ao governo do Estado, por meio do líder da bancada deputado Getúlio Rego-DEM, que acompanhe a renovação de convênios com instituições que trabalham com pessoas portadoras de deficiências. Segundo Márcia, os professores cedidos a essas instituições foram prejudicadas com a redução salarial feita pelo governo.

Comissão de Fiscalização recebe prestação de contas do governo
As despesas com pagamento de pessoal continuam sendo uma das principais causas para que o Estado continue acima do limite prudencial e impedido de retomar os investimentos. Mas apesar de todas as dificuldades para equilibrar receita e despesa, o RN vem se mantendo acima da média dos estados nordestinos no tocante aos investimentos em saúde. Foi o que afirmou o secretário de Planejamento e Finanças, Francisco Obery Rodrigues, durante a apresentação do relatório de gestão do primeiro quadrimestre de 2012 e último quadrimestre de 2011, hoje (27) para a Comissão de Finanças e Fiscalização da ALRN, presidida pelo deputado Tomba Farias (PSB).

Tomba propõe recuperação da nascente do rio Potengi
O deputado Tomba Faria-PSB propôs ao secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente Gilberto Jales a recuperação da nascente do rio Potengi, como ponto de partida estratégico para recuperação dos recursos hídricos. O deputado justificou que diagnósticos preliminares da nascente do Potengi indicam que são necessárias providências para o plantio de árvores nativas, muitas já extintas na região, construção de cercas e de pequenas barragens para diminuírem o assoreamento e aumentar a infiltração de água de chuva.

Projeto estabelece restrição ao uso de equipamentos fora do local de trabalho
Projeto de Lei apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Poti Júnior-PMDB estabelece a restrição aos profissionais da área de saúde que atuam no âmbito do Rio Grande do Norte de utilizarem equipamentos de proteção individual com os quais trabalham – tais como jalecos e aventais- fora do seu ambiente de atuação. Para os efeitos da Lei, são considerados profissionais de saúde médicos, dentistas, enfermeiros, instrumentistas, auxiliares de enfermagem, biomédicos, radiologistas e laboratoristas.

Assembleia aprova 18 Projetos de Lei nesta quarta-feira (27)
Na sessão plenária desta quarta-feira foram aprovados 18 projetos de Lei, sendo 16 de autoria dos deputados, um do Ministério Público e outro do Tribunal de Contas do Estado. Este último trata da revisão do subsídio mensal dos auditores fiscais do TCE. Já o do Ministério Público cria o Centro de Apoio à Procuradorias de Justiça de Defesa da Saúde, que foi aprovado por unanimidade. Os Projetos de Lei Ordinária, de autoria dos parlamentares foram aprovados por unanimidade.

UFERSA abre concorrência pública para obras estruturantes
Somando recursos que ultrapassam R$ 8,3 milhões, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido abriu concorrência pública para três obras estruturantes no âmbito da universidade. As obras vão beneficiar os campi de Mossoró e Caraúbas. As empresas interessadas têm até o final de julho para enviar as propostas. Na UFERSA Mossoró a licitação é para serviço de pavimentação do campus, totalizando recurso na ordem de R$ 3,8 milhões. As propostas poderão ser enviadas até o dia 1 de agosto. Para UFERSA Caraúbas estão abertas duas concorrências públicas.

Clima de otimismo marca visita da Fifa e COL às obras da Arena das Dunas
“Natal estava atrasada, marcada em vermelho. Mas agora está na cor certa, dentro dos prazos estabelecidos. O prazo de entrega da Arena das Dunas é dezembro de 2013, e as obras estão indo bem”. A declaração do secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, após vistoriar o andamento das obras do estádio, resume o clima de otimismo que marcou a visita à cidade, na manhã desta quarta-feira (27).

Senad oferece curso para prevenção de drogas no ambiente de trabalho
A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) do Ministério de Justiça promoverá curso de prevenção ao uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho, em parceria com o Sesi. O objetivo é capacitar profissionais com conhecimento técnico-científico sobre drogas, tipos de uso, efeitos, prevenção e desenvolvimento de habilidades para lidar com situações que envolvam entorpecentes no ambiente de trabalho. O curso será executado pela Universidade Federal de Santa Catarina, que oferecerá cinco mil vagas para todo o Brasil, com capacitação à distância e duração de três meses (120 horas/aula).

Público e privado
O curso está destinado aos profissionais da indústria e empresas públicas e privadas. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho de 2012, no HTTP://trabalho.senad.gov.br. Mais informações: (84)3232-7889 (Conselho Estadual de Entorpecentes do RN – Conen).

Nenhum comentário:

Postar um comentário