sexta-feira, 27 de julho de 2012

Festa da Maioridade - 18 anos da Samba

Por Rafael Duarte

Solteira e amada por todos os boêmios do Centro Histórico de Natal, a Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências – SAMBA – chegou à maioridade ao completar 18 anos em 2012. Fundada em 1994 no balcão do bar do Nasi, na rua dr. José Ivo, a entidade foi criada para reunir os frequentadores do Beco da Lama em torno da luta pela preservação da cultura e do patrimônio do Centro Histórico de Natal. Para comemorar a data em grande estilo, a atual diretoria da SAMBA promove no próximo sábado, 28 de julho, a partir das 12h, na mesma rua dr. José Ivo onde tudo começou, a Festa da Maioridade. O evento vai reunir música, teatro, dança, fotografia, poesia e uma série de homenagens. É importante frisar que o evento acontece com o total apoio da promotoria de Justiça do Meio Ambiente e, principalmente, dos moradores da Cidade Alta.

A programação começa às 12h com uma exposição fotográfica coletiva dos fotógrafos que registraram o Beco da Lama durante os últimos 18 anos. A abertura oficial fica por conta dos ‘Tambores do meio-dia’. Quem puxa o primeiro coro de parabéns é o grupo de percussão Folia de Rua. Em seguida, a superintendente do IPHAN, Jeanne Nesi, participará de um debate com os frequentadores da Cidade Alta sobre a importância do tombamento do Centro Histórico de Natal como patrimônio cultural brasileiro.

A festa segue com apresentação de um trecho da peça ‘Gota D´água’, de Chico Buarque de Holanda. A interpretação especialíssima é doo ator João do Vale. A poesia ganha espaço logo depois com o recital de poemas de Antônio Francisco através da performance da atriz Eliene Albuquerque. Em seguida, os dançarinos Matheus e Natália Rodrigues caem no samba para mostrar que ali no Beco da Lama ninguém é ruim da cabeça nem doente do pé. É o abre-alas para a programação musical que começa com a apresentação do grupo ‘Chorões do Asfalto’.

Finda o chorinho, a turma ganha um fôlego de 30 minutos porque é hora de homenagear entidades e personalidades que fizeram parte da história da SAMBA. Por conta da data, foram escolhidas 18 pessoas, símbolos desta maioridade, mesmo sabendo que muito mais gente fez parte desta história. Após a rápida cerimônia, o Balalaika Brega Band reabre os trabalhos musicais. E tudo termina no samba do Nós do Beco, já na boca da noite.

Durante toda a Festa da Maioridade, e nos próximos eventos realizados pela SAMBA, a diretoria estará cadastrando novos sócios e recadastrando antigos filiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário