sábado, 25 de agosto de 2012

Após caminhada Judiciário decide por greve de 48 horas na próxima semana

Centenas de servidores públicos federais de diversas categorias participaram de uma grande caminhada organizada pelo Judiciário e MPU na manhã desta sexta-feira (24) no bairro de Lagoa Nova em Natal com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a falta de negociação do governo com relação ao reajuste salarial. O Judiciário e MPU, últimas categorias a receber atenção da Presidente Dilma, receberam e rejeitaram a proposta de 18,5% de aumento oferecida esta semana. O índice está bem distante do que vem sendo reivindicado pela categoria, há seis anos sem reajuste.

Os servidores percorreram cerca de três quilômetros fazendo barulho ao promover apitaço, buzinaço e entoando palavras de ordem como “Servidor na rua, Dilma a culpa é sua” e cantando trecho da música de Beth Carvalho “Você pagou com traição a quem sempre te deu a mão”.
A caminhada, que saiu do prédio do TRT, percorreu as avenidas Capitão Mor Gouveia e Prudente de Morais, seguiu pela Rua Raimundo Chaves retornando pela Rua Lauro Pinto onde se concentram os prédios da Justiça Federal, Tribunal Regional do Trabalho e Polícia Federal. A Polícia Federal, em greve desde o dia 07 de agosto, reforçou a mobilização, além do reajuste salarial, a categoria pleiteia a exoneração do diretor geral. “Não estamos em greve porque queremos, foi o Governo quem nos levou a essa situação, e só ele pode encerra-la”, disse o presidente do sindicato, Odilon Benício. Ainda durante o percurso a mobilização recebeu a presença do representante dos servidores da Polícia Rodoviária Federal que entrou em greve na manhã desta sexta-feira (24) mantendo apenas as atividades emergenciais.
Após a caminhada os servidores do Judiciário se reuniram em assembleia e decidiram pela realização de um grande Ato Público na manhã da próxima quarta-feira (29) em frente ao TRT e greve de 48 horas nos dias 30 e 31 de agosto, quinta e sexta-feira da próxima semana, já que o governo tem até o dia 31 de agosto para enviar o projeto final da Lei Orçamentária Anual de 2013 ao Congresso Nacional. Durante a assembleia também foram eleitos os servidores Leandro Gonçalves (TRE) e Francisca Gomes (TRT) como delegados para a Ampliada da Fenajufe no dia 30 de agosto em Brasília.
"Fizemos um movimento bonito e histórico. A luta dos servidores públicos não se resume a uma só categoria. O tratamento que o governo está dando é igual para todo”, disse o coordenador geral do Sintrajurn, Janilson Sales de Carvalho que conclama a presença de todos nas movimentações da próxima semana. “Será uma semana fundamental para as lutas dos servidores públicos federais”.
O Ministério Público da União, em greve há uma semana, reforça a força que o Judiciário tem para pressionar o governo a negociar. “O gigante dessa greve foi motivado pelos professores que aglutinaram outras categorias em torno deles. Agora, com o fim da greve da educação um outro gigante se levanta que é justamente o judiciário com condições de levar outros juntos”, disse Gustavo Muzzi, representante dos servidores do MPU.
Participaram da caminhada os servidores do Judiciário, MPU, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, e os representantes dos sindicatos Sintest, Sindprevis, Sintsef e CSP – Comlutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário