segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Fiocruz em Natal para o lançamento da Pesquisa nacional



Estudo definirá Perfil da Enfermagem no Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está realizando uma Pesquisa para definir o Perfil da Enfermagem no Brasil, profissão esta que conta com mais de 1,4 milhão de profissionais em atuação, sendo a maior força de trabalho da área de saúde. E o lançamento no Rio Grande do Norte acontecerá nesta segunda-feira (27), às 14h, no Cefope/Sesap-RN, em Natal.

Promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-Nacional) e Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), o levantamento deverá entrevistar cerca de 40 mil profissionais e tem o objetivo de conhecer a situação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, considerando os aspectos sócio-demográficos, sócio-econômicos e sócio-políticos, a formação profissional, a inserção no mercado de trabalho, e o acesso à informação técnico-científica.

A Pesquisa é relevante porque será um instrumento para contribuir com a gestão do trabalho da saúde e para a conquista de políticas de cuidados de enfermagem qualificados e seguros para o cidadão, além de construção da cidadania e valorização dos profissionais da enfermagem, uma vez que representa um grande potencial para a qualidade dos serviços de saúde e para o acolhimento a pacientes e acompanhantes.

A PESQUISA

Acontecerá em todos os estados brasileiros, na capital e no interior, mas com uma amostra de profissionais de enfermagem que receberá o questionário em casa para responder. Caso aceitem colaborar, basta que preencham e coloquem no envelope-resposta, entregando em qualquer agência dos Correios. Mas quem não receber, também pode acessar a internet (http://www.ensp.fiocruz.br/perfildaenfermagem) respondendo o questionário e retornando à coordenação geral via on-line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário