quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Márcia Maia fala sobre importância da campanha de aleitamento materno

A deputada Márcia Maia chamou atenção para a importância do aleitamento materno, destacando a doação para os bancos de leite do Rio Grande do Norte. Na sessão desta quarta-feira (22), a parlamentar falou sobre sua participação na sessão solene durante o 12º Encontro Nacional de Aleitamento Materno, que está acontecendo no Ceará desde o dia 19. O Encontro, que será encerrado amanhã (23), é um dos maiores eventos brasileiros relacionados com a amamentação, onde são apresentadas palestras, oficinas, seminários e cursos.

Márcia Maia aproveitou para falar sobre o Projeto de Lei apresentado por ela que trata da doação de leite. “A ideia é fomentar a doação para os bancos do RN. Temos compromisso com a política de aleitamento materno, com a criação de novos bancos de leite. A Lei que apresentamos aqui na Assembleia foi fruto do dialogo com Ana Zélia, coordenadora do banco de leite da região Nordeste”, afirmou.

A deputada falou ainda da importância do leite para as crianças e para as mães. “O leite materno é importante para salvar vidas de bebês prematuros, que estão nas UTIs, crianças que não têm como ser alimentadas pelas mães. Precisamos instituir a Semana Estadual de Aleitamento, para que sejam criados mais bancos de leite. É preciso estimular as mães para doarem leite e também a amamentar, pois assim as crianças ficam mais protegidas contra doenças”, disse.

SAÚDE E SEGURANÇA

Durante seu pronunciamento, a deputada Márcia Maia também falou sobre as deficiências nas áreas de saúde e segurança do estado. “Precisamos de políticas públicas que funcionem. A situação está caótica”, afirmou. A deputada informou que os órgãos que compõem o Fórum de Saúde retiraram o apoio dado ao Governo, que há aproximadamente 50 dias decretou estado de calamidade pública na saúde. “Os representantes desses órgãos retiraram o apoio, pois até agora nada foi feito para melhorar a situação. Estão frustrados. Se essas ações estão sendo realizadas, onde está a transparência? A população tem reclamado que a saúde continua um caos”, afirmou.

A deputada também pediu atenção para o setor de segurança e citou casos de violência e o clima de tensão vivido pela população. Na ocasião, Márcia destacou os problemas enfrentados pelos servidores do ITEP e cobrou do Governo do Estado, melhorias para a instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário