quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Orquestra Potiguar de Violas participa da reinauguração do Museu Câmara Cascudo


Grupo oriundo do curso de Viola Sertaneja do IFRN Cidade Alta fará apresentação na reabertura parcial do museu

No mês em que se comemora a cultura popular, a Orquestra Potiguar de Violas, que funciona em regime de Orquestra-Escola, paralelamente ao Curso de Viola Sertaneja do IFRN Cidade Alta, vai participar, hoje (29) a partir das 18h30, da abertura do III Colóquio Internacional Vozes: narrativas, imagens, corpos, evento que marca a reinauguração do Museu Câmara Cascudo.

A Orquestra foi convidada pois trabalha no seu eixo temático a linguagem da cultura popular. No repertório do grupo estão músicas inspiradas no gênero do repente nordestino, no cangaço, músicas de Gonzagão adaptadas para o estilo modal em viola sertaneja e movimento armorial.

O responsável pelo projeto, Marcelo Othon Pereira, junto com o Quarteto Minotauro (Viola Sertaneja: Marcelo Othon Pereira, Rabeca: Josenilson Morais da Silva, Violoncelo: Jason Desidério Bezerra, Percussão: Carlos Araújo Bezerra), é um dos doze finalistas na Categoria Instrumental do Festival de Música Popular Brasileira 2012, com a música  "Chuva Chegou", de composição própria. A música também é tema do filme "Tu se alembra", cujo IFRN - Cidade Alta é um dos colaboradores/patrocinadores.

VAGAS PARA CURSO GRATUITO DE VIOLA SERTANEJA

O Curso de Viola Sertaneja (10 cordas), oferecido pelo IFRN Cidade Alta, abre cinco novas vagas para os interessados em aprender mais sobre o instrumento. O curso é gratuito e o pré-requisito para a inscrição é que o candidato tenha noções de leitura de partitura musical e interesse em participar da Orquestra Potiguar de Violas. As inscrições são feitas na Coordenação de Extensão. O curso acontece todas as segundas-feiras, das 17h às 19h30, na sala 13, no Campus Cidade Alta.

Serviço
Apresentação da Orquestra Potiguar de Viola e Curso Gratuito de Viola Sertaneja (10 cordas)
Museu Câmara Cascudo | Av. Hermes da Fonseca, 1398, Tirol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário