sábado, 25 de agosto de 2012

Danças e fé do povo nordestino marcam encerramento da EAC 2012


Exposição de Arte e Cultura do CEAMO levou as tradições da região Nordeste ao Teatro Dix-Huit Rosado
Três dias de muitas expressões culturais, danças e artes cênicas enaltecendo o universo da cultura nordestina. Um verdadeiro espetáculo aos olhos de quem acompanhou as apresentações no Teatro Dix-Huit Rosado. Assim foi a 18ª edição da Exposição de Arte e Cultura do CEAMO, encerrada na noite desta quinta-feira, 23. O evento foi aberto no dia 21 e contou com a participação de alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, que se reversaram como atores, produtores, maquiadores, e bailarinos.
No último dia da EAC 2012, os alunos deram um verdadeiro show de talento e criatividade, levando ao palco do teatro a fé e as danças do povo nordestino. O 8º Ano trabalhou a identidade deste povo, com o tema “Isto é o que sou, sou nordestino, sim senhô!”. O 5º Ano explorou o tema “Meu Brasil de canto a canto tem suor de nordestino”, uma alusão à música do artista popular Genildo Costa. O 6º Ano mostrou que o Nordeste é um lugar de gente de fé. Iniciou sua apresentação com a tradicional música Ave Maria Sertaneja, de Luiz Gonzaga. Um hino que marca a vida do homem do campo. O 9º Ano fez o teatro dançar os vários ritmos e estilos musicais da região, encerrando com muita alegria o evento.

“Estamos muito felizes com o resultado final da EAC. Este ano fizemos um evento grandioso, sem dúvida o maior de todos os tempos. Conseguimos lotar o teatro nos três dias da EAC, superando a sua capacidade”, comenta Fabíola Vale, diretora do CEAMO. Pais, alunos de outras turmas, professores e funcionários da escola se emocionaram ao ver o resultado de um trabalho construído a vários meses. “O tema Nordeste Cultural é encantador. Nossa região é muito rica e a EAC 2012 conseguiu resgatar várias tradições e expressões deste povo, que com muita fé e esperança luta pela sobrevivência”, relatou Fátima Vale, vice-diretora.

A abertura da EAC foi marcada pelas apresentações das turmas da Educação Infantil, que recordaram as brincadeiras, cantigas, jogos e histórias do povo nordestino. No segundo dia do evento os alunos do Ensino Fundamental fizeram uma homenagem às personalidades da região. A alegria e o encanto das festas populares também foram resgatados, sem esquecer as dificuldades que o nordestino enfrenta nos anos de seca e estiagem. “O sucesso da EAC foi construído com a participação de todos. O talento e as habilidades artísticas dos nossos alunos, o empenho dos pais, professores e da equipe pedagógica e administrativa tornaram o evento grandioso”, comentou Evônio Segundo, diretor administrativo do CEAMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário