quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Operação “Eficiência Energética” reprova 30 eletrodomésticos em Natal

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) concluiu na última semana a operação “Eficiência Energética”, que reprovou 30 eletrodomésticos colocados à venda sem o selo ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) em Natal. No total, foram 3.669 produtos fiscalizados em 25 estabelecimentos visitados na capital potiguar. Foram verificados fornos e fogões a gás, condicionadores de ar, refrigeradores, máquinas de lavar roupas e televisores.

“O consumidor deve ficar atento para não comprar um eletrodoméstico sem ter ideia do impacto que o mesmo trará à sua conta de energia. E os fabricantes e lojistas também devem estar atentos para não desrespeitarem o direito do comprador a essa informação”, lembra a chefe da Divisão de Qualidade do Ipem-RN, Fabiana Rocha Macedo.

Os estabelecimentos autuados têm dez dias para apresentarem defesa. Depois desse prazo, o setor jurídico do Ipem define se a loja será multada ou advertida.

A obrigatoriedade do selo atende ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), implementado pelo Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que determina a presença de etiquetas visíveis ao consumidor e que indiquem o consumo de energia do aparelho.

DENÚNCIAS

O consumidor que encontrar irregularidades em produtos que devem ter a etiqueta de eficiência energética pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem, pelo telefone 0800-281-4054, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h, ou enviar e-mail para: ipemrn@rn.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário