terça-feira, 26 de novembro de 2013

Delegados representam o RN na III Conferência Nacional de Cultura


Governadora Rosalba Ciarlini autoriza emissão de passagens aéreas para 30 delegados que levarão as propostas do Estado para o evento nacional. 

Os delegados eleitos na III Conferência Estadual de Cultura, realizada em setembro, têm sua participação garantida pelo Governo do RN na III Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá no período de 27 de novembro (quarta) a 1º de dezembro, em Brasília-DF. De acordo com o regimento interno da CNC, os estados devem arcar com a despesa de deslocamento de sua delegação. Dessa forma, a governadora Rosalba Ciarlini se sensibilizou e atendeu à solicitação da Secretária Isaura Rosado.

“Pelo processo democrático de escolha dos delegados e pelo empenho do Governadora Rosalba Ciarlini em garantir a presença do RN na Conferência, é de se esperar uma brilhante participação dos nossos 30 representantes, defendendo as propostas do estado para as polícias culturais públicas”, defende Isaura Rosado. O tema geral da III CNC é “Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”, tema que vem sendo debatido nas esferas municipais e estaduais.

O Sistema Nacional de Cultura é fundamentado na política nacional de cultura e nas suas diretrizes, estabelecidas pelo Plano Nacional de Cultura, e é regido pelos princípios de diversidades das expressões culturais, universalização do acesso aos bens e serviços culturais, cooperação entre os entes federados, os agentes públicos e privados atuantes na área cultural, transversalidades das políticas culturais, transparência e compartilhamento das informações, ampliação dos recursos contidos nos orçamentos públicos para a cultura, entre outros fatores.

Com base nessas premissas, os participantes da Conferência Estadual se reuniram, no evento promovido pela SecultRN/FJA em setembro, e definiram as propostas que serão levadas para o plenário do evento nacional. Para implementação do Sistema Estadual de Cultura, propõem formação e qualificação dos gestores, conselheiros e equipes técnicas para desenvolvimento de políticas culturais voltadas para o fomento da cultura, entre outras propostas.

Com relação à produção simbólica e diversidade cultural, os delegados potiguares irão propor a criação de escolas de artes para serem inseridas aos Institutos Federais, garantindo a aquisição de registro de profissional e inserção de artistas no mercado de trabalho, além de proporem a garantia de acesso à internet em todos os municípios. No eixo cidadania e direitos culturais, a delegação apresentará proposta como o mapeamento dos museus, dos bens materiais e imateriais e criação de polos regionais de cultura sustentável.

Conferência Estadual – No encontro realizado nos dias 26 e 27 de setembro, nos teatros Alberto Maranhão e Cultura Popular, em Natal, houve a participação de 259 delegados, representando 82 municípios distribuídos nas quatro mesorregiões do RN, sendo Agreste, Litoral, Oeste e Seridó. O auditório do Teatro de Cultura Popular ficou pequeno para receber a Conferência Estadual de Cultura e os representantes municipais. No total, foram contabilizados cerca de 350 pessoas de diversas regiões do Estado, interessados em conhecer o atual cenário cultural, assim como apresentar e discutir propostas, como protagonistas atuantes na tomada de decisões importantes para os rumos da cultura no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário