terça-feira, 26 de novembro de 2013

Noitada de muito reggae vai reunir no Armazém Hall o principal nome do gênero no Brasil - Tribo de Jah - e a banda potiguar Rastafeeling


Esta sexta-feira (29) será de muito reggae em Natal. A lendária Tribo de Jah e os potiguares do Rastafeeling comandam o festival “Ribeira in Reggae”, no Armazém Hall, a partir das 23h.  Os ingressos já estão à venda no Burger King do Midway Mall (aceita cartão de crédito até a terça-feira, 26). Haverá também área vip com cerveja free. Informações: 3620-5262.
Atração principal da noite, os maranhenses da Tribo de Jah são a verdadeira lenda do reggae brasileiro. O grupo que está próximo de completar 30 anos de carreira tem uma legião de fãs em todo o Brasil.
O grupo segue fiel a sua filosofia de somente executar o perfeito e autêntico roots reggae. Formado por Fauzi Beydoun (voz e guitarra), Zé Orlando (voz), Netto (guitarra), Frazão (teclados), Achiles Rabelo (baixo) e João Rodrigues (bateria) a Tribo de Jah começou na metade dos anos 80 no Maranhão, quando seus integrantes se conheceram na Escola de Cegos (quatro componentes são cegos e um tem visão parcial).
O grupo só passou a se chamar Tribo de Jah no início dos anos 90 e em 1992 lançou o primeiro disco, "Regueiros guerreiros", sucesso até os dias de hoje. No mesmo ano abriu os shows de Gregory Isaacs, um dos nomes mais importantes do reggae jamaicano, em São Luís. Em 1994, lançou o segundo disco, o LP "Roots reggae".
No ano seguinte, foi convidado a participar de um dos principais festival de reggae do mundo, o "Sunsplash Festival", realizado todos os anos em Mandigo Bay, Jamaica, abrindo os shows de Dennis Brown e Mutabaruka. Com o êxito obtido no festival, o grupo foi contratado pela Indie Records e, em 1996, lançou o CD "Ruínas da Babilônia".
Em 2001 a banda gravou o CD "A Bob Marley", exaltando os 20 anos da morte do cantor e no qual foram incluídas versões em português de suas composições. O CD reuniu 16 músicas, dez delas gravadas ao vivo em show no Bar Opinião, em Porto Alegre. O disco ainda contou com participações especiais: Samuel Rosa (Skank) em "Um só amor", versão para "One love"; Falcão (vocalista do Rappa) soltou a voz em "Guerra", versão para "War" e o integrante do Charlie Brown Jr., o cantor Chorão, interpretou "Mundo em confusão" (So much trouble). Em 2003, o grupo, ao lado de Lulu Santos, Natiruts, Cidade Negra, J. Quest, L.S. Jack, O Rappa, Titãs e Skank, foi uma das atrações do "Pop Festival Telefônica Tim" apresentado na Sociedade Hípica do Rio de Janeiro.
Neste mesmo ano o grupo lançou no Canecão o CD "Guerreiros da tribo", pela gravadora Indie Records, disco no qual incluiu "Floradas de amor", "Neguinho babaçu", "Povos do terceiro mundo" (versão de Fauzi Beydoun da música do africano TikeJah Fakoly) e ainda a faixa de trabalho "Rainha da sedução". A banda também tocou sucessos de carreira: "Ruínas da Babilônia", "Chama" e "Uma onda que passou", além de composições do disco novo. Participou do Festival Internacional de reggae do Maranhão e seguiu em turnê por diversas cidades dos Estados Unidos.
Tribo de Jah está na estrada praticamente há três décadas e segue fiel ao conceito do Roots Reggae. Uma verdadeira lenda do reggae brasileiro que volta a Natal para deleite dos fãs potiguares.

Rastafeeling, reggae com identidade própria
Reggae com identidade própria, sem padrões de rotulagem, embasado nos conhecimentos da filosofia Rastafari e nas mais variadas experiências cotidianas. Assim defini-se RASTAFEELING. Banda “potiguar” que surgiu em 2004 e, desde então, vem despontando no cenário reggae brasileiro. Gravou seu primeiro CD em 2005, do qual consagrou como hino popular na cidade de Natal(RN) a música “Cidade do Sol”, mesma canção também utilizada para produzir, gravar e lançar seu primeiro vídeo em 2007.
Em 2008 a banda concluiu e lançou seu segundo CD que fez da música “Portões da Babilônia” um hit entre os regueiros em Natal. Em 2009 e 2010, a banda viajou várias vezes divulgando seu trabalho em outros estados do Brasil apresentando-se em shows e festivais de grande porte, onde dividiram o palco com ícones da música reggae nacional e internacional.
Em dezembro de 2011 a banda gravou seu primeiro DVD com vinte canções autorais diante de um público de aproximadamente dez mil pessoas vibrando ao som da música reggae na cidade de Natal-RN. Este material foi lançado em 2012 e vem sendo divulgado em todo o Brasil (nos shows da banda) e para todo o mundo através da internet.
O Rastafeeling já começou 2013 elaborando e dando vida ao mais novo projeto da banda: O terceiro CD, que vem com 12 músicas autorais inéditas. Paralelamente, a banda trabalha na gravação do seu primeiro vídeo clipe oficial. Ainda lança o single "Deus é mais" pela gravadora Unidade 76 Records(DF) e participa da Coletânea nordestina chamada "Sertão System" com a música "Indústria da Fé".
  
Ribeira in Reggae
Sexta-feira, dia 29 de novembro
Horário: a partir das 23h
Atrações: Tribo de Jah e Rastafeeling
Vendas: Burger King do Midway Mall

Nenhum comentário:

Postar um comentário