terça-feira, 26 de novembro de 2013

'A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE' INSPIRA ESPETÁCULO DE FIM DE ANO DO STUDIO CORPO DE BAILE, DE QUINTA (28) A DOMINGO (1º)


Espetáculo “Um Convite Premiado” reúne mais de 300 bailarinos, entre alunos e profissionais das companhias mantidas pelo Studio. A temporada acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Teatro Alberto Maranhão

“Willy Wonka, Willy Wonka...” A canção de boas vindas de um dos personagens mais marcantes do cinema faz parte do imaginário infantil de muitas gerações. Só para a grande tela foram duas adaptações do livro escritor galês Roald Dahl: em 1971, quando o Sr Wonka foi vivido por Gene Wilder; e em 2005, personificado pelo sorridente Johnny Depp no filme de Tim Burton. Agora, “A Fantástica Fábrica de Chocolate” ganha o palco em um musical ao vivo montado pelo Studio Corpo de Baile, a mais antiga escola-companhia de dança privada em atividade na cidade.
Sob a direção geral da coreógrafa Anna Thereza Miranda, o balé “Um Convite Premiado" vai reunir mais de 300 pessoas no palco, entre bailarinos profissionais das companhias integradas à escola, alunos a partir dos 3 anos de idade e professores. A temporada vai de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Teatro Alberto Maranhão. O espetáculo tem roteiro é assinado por Anna Thereza Miranda, Charles Sales e Simone Feitosa. A coordenação de coreografia dos bailarinos Charles Sales, Samarone Rosendo e Simone Feitosa. Cenários e figurinos tem a assinatura do artista Carlos Sérgio Borges e a iluminação é de Ronaldo Costa.
A montagem “Um convite premiado” parte da história original: Um menino pobre que acha um dos cobiçados "bilhetes dourados" que dão direito a um carregamento vitalício de chocolates Wonka, além de poder conhecer a misteriosa fábrica de chocolates. Ele e mais quatro crianças passeiam pelo lugar, mas o excêntrico Willy Wonka, o dono da fábrica, não é um tio tão gente-boa e sim uma figura manipuladora. As crianças, — Augusta, Violet, Veruca, Mike Teavee e Charlie — ao mesmo tempo em que mergulham de cabeça nos seus desejos, pagam um preço por isso a partir de suas escolhas e temperamentos.
Em “Um Convite Premiado”, a “costura” do espetáculo é feita por uma narradora (operária da antiga fábrica) com texto falado ao vivo. E ainda haverá um jornaleiro que informa o desenrolar dos acontecimentos interagindo com a plateia. A trilha sonora também traz algumas canções do longa-metragem, mas a cenografia vai além e remete à fábrica antiga do Sr Wonka,. “Procuramos o algo mais para encantar o público, já que estamos em um espetáculo ao vivo”, conta a diretora. “Criamos uma situação de dança para os países onde os bilhetes dourados foram encontrados. Por exemplo, haverá um pas de deux espanhol. Também vamos à China, Itália e Irlanda”. O balé também vai trabalhar com projeções de imagens.
A adaptação do filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate" para a dança não é a primeira experiência no portifólio do Studio. Eles já adaptaram Noite Feliz ( 1997) , Narizinho no Reino das águas Claras ( 1998) , Um Sonho de Alice (1999), Emoções no Picadeiro (2000), O mágico de Oz (2001), Hi lili (2002), A noviça Rebelde ( 2003), A Pequena Sereia (2004),  Uma Babá Especial (2005), Branca de Neve e os sete anões(2006), Sinfonia em Paris(2007), Hello Dolly! (2008), Encantada (2009), A Princesa e o Sapo (2010), Rapunzel (2011) e Um sonho de Natal (2012).
Em vez de montar um balé de repertório famoso, a elaboração de um espetáculo novo tem sido uma opção da direção artística há vários anos. “Sabemos que é muito mais trabalhoso recriar personagens e um roteiro próprio para dança do que selecionar um DVD de um balé consagrado e copiar o que já existe”, comentou Ana Thereza. “Mas essa escolha tem dado certo e nos permite inserir o sapateado, o jazz, dança contemporânea dentro do espetáculo clássico”, disse ela.

SERVIÇO:
“Um Convite Premiado”, espetáculo de dança do Studio Corpo de Baile – edição 2013
Dias 28 (19h30), 29 (19h30), 30 (16h30 e 19h30) de novembro e 1º de dezembro (16h30 e 19h30), no Teatro Alberto Maranhão, praça Augusto Severo, Ribeira.
Ingressos à venda no Studio Corpo de Baile e Bilheteria do TAM
Para entrevistas: Anna Thereza Miranda (9983-5465)
Marcelo Miranda: 9981-1825

FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Anna Thereza Miranda
Direção Financeira /Captação e Divulgação: Marcelo Miranda
Gerente Administrativo: Vera Lúcia Silva
Coordenadora Financeira: Deborah Miranda Paiva
Coordenadora Técnico-Pedagógica: Profª Simone Feitosa
Coordenadora Educação Infantil: Carla de Sousa
Assessoria de Direção: Edeilson Matias.
Adaptação e Roteiro: Anna Thereza Miranda, Carla de Sousa, Charles Sales e Simone Feitosa.
Coordenação Artística-Coreográfica: Profº Charles Sales, Profº Samarone Rosendo e Profª Simone Feitosa.
Mise en Scène: Profª Simone Feitosa
Professores/Coreógrafos: Alexandra Barros, Arthur Oliveira, Carla de Souza, Charles Sales, Cleana Cabral, Franklin Gadelha, Monir Herts, Ravênia Lopes, Raphaela Miranda, Samarone Rosendo e Simone Feitosa.
Pesquisa e supervisão de músicas: Profª Carla de Sousa e Profº Charles Sales.
Designer e operação de luz: Ronaldo Costa
Cenários e adereços: Núcleo Carlos Sérgio Borges
Designer de Figurinos: Carlos Sergio Borges
Confecção de Figurinos: Albani Silva, Maria das Graças, Maria do Socorro Aires e Vera Lúcia Barros.
Maquilagem: Salão Wanuzia & Melo.
Projeto gráfico e programação visual: Arte e Argumento Designer – Alexandre Oliveira
Montagem de áudio: Paulo de Oliveira – Studio Promídia.
Montagem de Projeções: Wilberto Amaral.
Secretárias: Débora Melo e Rose Fernandes.(Unidade Morro Branco) Thais Figueido e Vitória Régia (Unidade Zona Sul)
Apoio: Berg Lima, Flávia Waleska, Igo Augusto, João Maria, Maria Neuma, Romana Ferreira e Wilma Costa. Fotografia: Damião Santos
Filmagem: Data Vídeo Som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário