sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Festival Literário de Natal tem aprovação do público escolar

Estudantes no Festival Literário de Natal - Foto Alex Régis (2)Dentro da programação do Festival Literário de Natal (FLIN) estudantes de três escolas municipais participaram na tarde de quinta-feira (07/11) e assistiram à palestra com o tema “A literatura e a gastronomia”. A primeira parte da conferência foi composta pelo jornalista Woden Madruga, a chef de cozinha Adriana Lucena e o escritor e ilustrador português Afonso Cruz.

No início do evento, o jornalista Woden Madruga destacou um dos seus livros prediletos, escrito por Câmara Cascudo: A História da Alimentação no Brasil. Woden comentou que leu a obra como se fosse um gostoso almoço nordestino. O escritor Afonso Cruz falou que recentemente está morando na zona rural de Portugal e sua visão urbana vem descobrindo aos poucos, muitos sabores e saberes, relacionado à filosofia, arte e literatura. A chef Adriana Lucena relatou suas origens de uma infância ligada à gastronomia. Contou que seu avô possuía um bar na Ribeira, que não tinha portas e funcionava por 24 horas. A partir deste histórico familiar teve início sua trajetória com pesquisa de ingredientes.

O professor de Língua Portuguesa, Airton Silas, que acompanhava 42 alunos da Escola Municipal Palmira de Souza (Santa Catarina), declarou que o festival literário é um fator essencial para ampliar os horizontes dos alunos. “Eles vão poder ter uma visão dos autores, estimulando a busca de conhecimentos e o acesso aos livros”, afirmou. Para Maria Clara de 16 anos, estudante do 9º ano da escola, é uma oportunidade de conhecer mais sobre literatura e as obras dos autores, levando assim, a motivação da leitura. Atualmente, Maria Clara, está lendo A Ilíada e Dom Casmurro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário