sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa será amanhã


Em sua 4ª edição, FINC elegerá melhor curta -metragem com tema ligado a futebol. Premiação inclui visita à fábrica de Oscar Schindler

É neste sábado (30), às 18h, que a praia de Baía Formosa sedia, pelo 4º ano consecutivo, o Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa. O evento promove dessa vez um concurso de curtas-metragens dentro da temática “Um minuto no país do futebol”, aproveitando o ensejo da Copa de 2014. Os dez melhores vídeos serão exibidos no festival, quando também será conhecido o grande vencedor. Os 20 trabalhos inscritos estão disponíveis para votação no site do 4º FINC, o www.fincbrazilbf.com.
A votação online, que pode ser feita até as 00h de hoje, resultará em três (03) curtas selecionados. Estes se unirão a outros sete (07), eleitos por profissionais da Polônia e do Rio Grande do Norte. Além dos dez finalistas, o 4º FINC também exibirá, num grande telão próximo à praia, animações polonesas, curtas potiguares e o longa polonês “Hania”, dos ganhadores do Oscar Janusz Kaminski e Jan Kaczmarek.
A programação será encerrada com o anúncio do vencedor do 4º FINC. Ele viajará à Cracóvia, na Polônia, com todas as despesas pagas, onde exibirá seu filme no Festival Off Plus Camera (http://www.offpluscamera.com), um dos maiores festivais de cinema independente da Europa. Ganhará ainda um passeio guiado pela cidade, com direito a visita aos pontos históricos, à fábrica que foi de Oscar Schindler – cuja história foi levada às telonas com o clássico “A Lista de Schindler” (dirigido e produzido por Steven Spielberg) –, e ao Alvernia Studios, um dos cinco maiores estúdios de pós-produção de cinema do mundo.

Sobre o FINC
Desde 2010, o festival é realizado na praia de Baía Formosa. O concurso começou a partir da 2ª edição, quando Raíssa Dourado ganhou com seu filme “Vermelho”. Na 3ª, viajaram à Polônia Alexandre Santos e Dênia Cruz e mais três pessoas da equipe, depois de vencerem com o curta “Maré Alta”.
A mostra é a primeira do gênero realizada na cidade, e a maior a céu aberto do RN. Tem o intuito de fomentar a sétima arte no estado, bem cpomo ressaltar as belezas naturais da região como destino turístico. O FINC pretende se tornar um evento fixo no calendário do Estado, atraindo olhares nacionais e internacionais.
O empresário e cônsul do Brasil na Polônia, Greg Hajdarowicz, é o idealizador do FINC. Fundador do grupo GREMI, o polonês também produz e financia cinemas em parceria com nomes de peso.

Serviço:
O quê? 4º Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC)
Quando? Sábado (30/11), às 18h
Onde? Praia de Baía Formosa (litoral sul)
ENTRADA GRATUITA
Mais informações: www.fincbrazilbf.com
Veja quais curtas poloneses serão exibidos: http://bit.ly/16IfVnM
Veja como foi 3º FINC: http://bit.ly/1cznWn1

Nenhum comentário:

Postar um comentário