quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A Fotografia é rejeitada pela Prefeitura no “Natal em Natal 2013”

*Alex Gurgel

Do Cinema à Literatura, da Música ao Esporte, da Gastronomia às Artes Plástica, quase todos os segmentos artísticos de Natal foram contemplados com o projeto cultural “Natal em Natal”. Menos à Fotografia. Veja o site e tire suas conclusões (http://natalemnatal2013.com.br/). Isso significa dizer que a Prefeitura de Natal “escanteou” a Fotografia, mesmo tendo conhecimento do Foto|RN (Fórum Permanente de Fotografia do Rio Grande do Norte), que reúne fotógrafos potiguares integrantes de diversas instituições ligadas à fotografia no RN, tanto amadores quanto profissionais.

Através do Foto|RN, a Fotografia foi o segmento cultural potiguar que mais se destacou ao longo desse ano. As ações de trabalho do grupo já puderam ser vistas em várias vertentes culturais, além da participação efetiva na eleição do Conselho Nacional de Políticas Culturais (em Brasília), onde dos seis delegados eleitos, cinco foram fotógrafos potiguares que estão participando do Conselho Setorial de Artes Visuais, no âmbito nacional. O Foto|RN teve participação ativa nas discussões do Fórum Potiguar de Cultura e, mais recentemente, na formulação do Plano Estadual de Cultura.

Ao longo do ano, o “Foto|RN” promoveu, em parceria com a FJA (Fundação José Augusto), uma série de palestras onde a Fotografia dialogava com outras artes dentro do “Ato Fotográfico“. A Literatura dos Jovens Escribas e a narrativa visual de Giovanni Sérgio rendeu conversas culturais de alto nível. Os conhecimentos antropológicos do professor Luiz Assunção, o cinema de Buca Dantas e o poema-processo de Moacy Cirne foram debatidos com envolvimento direto da Fotografia Cultural Potiguar.

Numa recente reunião realizada na Capitania das Artes, onde o presidente Dárcio Galvão convocou o segmento de Artes Visuais, o grupo de fotografia se destacou, apresentando projetos para a cadeia produtiva da Fotografia praticada nas terras de Poty. Como intelectual das Letras, o próprio Dárcio Galvão sabe que a Fotografia é a mãe do cinema e prima mais velha das artes plásticas, da pintura. É um segmento cultural que irá completar 200 anos. Merecemos mais atenção. Queremos um Salão da Fotografia e não concorrer junto com esculturas e todo tipo de pinturas no Salão de Artes Visuais.

O presidente da Capitania das Artes, Dárcio Galvão, sabe que é latente a necessidade de estimular a criação de espaços para promover a Fotografia Potiguar como a criação de galerias e salões de exposições. Só assim, nós teremos consumidores qualificados em galerias de arte e exposições fotográficas. Embora a Fotografia tenha sido preteria no “Natal em Natal 2013”, Dácio Galvão e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, ainda têm tempo de contornar a situação e melhorar a imagem da Prefeitura de Natal para sair bem na foto no final do ano.

*Fotógrafo, presidente da Associação Potiguar de Fotografia e membro do Foto|RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário