sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Prefeito inaugura espaço cultural do Mercado de Petrópolis


No ano em que completa 44 anos, o Mercado de Petrópolis é totalmente revitalizado pela atual administração municipal. A reforma, que também transforma o visual do Espaço Cultural Mezanino, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 14, pelo prefeito Carlos Eduardo. O benefício é fruto da parceria entre a Prefeitura do Natal e o Armazém Pará, dentro do Projeto Tudo de Cor, da Coral Tintas.

As obras incluíram a pintura interna e externa do mercado que contou com parte de material doado pelo grupo empresarial. O projeto Tudo de Cor é de alcance nacional e tem por objetivo renovar as cores de patrimônios importantes das cidades selecionadas. A escolha do referido mercado se deve a sua importância histórica e por ser um dos pontos turísticos da cidade.

A Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) passa, a partir de agora, a administrar o novo espaço cultural do mercado denominado de Mezanino e que recebe o nome do artista plástico natalense, Abraham Palatnik, especialista em arte cinética. O ambiente é climatizado, possui rede Wi-fi, iluminação especial e câmeras de segurança.

O prefeito Carlos Eduardo, ressaltou, na ocasião, que a inauguração acontece num momento especial para cidade que está vivendo um período de grande ebulição cultural em função do Natal em Natal, projeto que perdeu o brilho nos últimos quatro anos e que agora retorna com diversas atividades culturais. “A cidade volta os seus olhos, como devia, para a promoção da cultura que passará a ser promovida de forma mais consistente com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, projeto que estamos enviando a Câmara Municipal dentro da reforma administrativa”.

Para o prefeito, o referido espaço resgata a figura de Abraham Palatnik. “Um grande artista natalense que hoje esta cidade está imortalizando nesse espaço cultural”. Aproveitou a oportunidade e agradeceu o apoio da iniciativa privada. Anunciou que o Parque da Cidade está em obras e deve ser entregue a cidade até abril de 2014, como também o Museu de Cultura Prefeito Djalma Maranhão. Dentro do apoio as feiras livres e mercados públicos confirmou que até o dia 10 de dezembro estará assinando a ordem de serviço para as obras do Mercado Modelo das Rocas.

“Estamos aqui através de uma singela contribuição que objetiva presentear a cidade com a revitalização de monumentos e equipamentos culturais” frisou o diretor do Armazém Pará, Marcantoni Gadelha. De acordo com ele, a parceria com a prefeitura é uma iniciativa positiva que deve se estender a outras áreas da cidade. “É importante para nós que vivemos aqui e que a gente continue na proposta de parceria para a continuidade de eventos culturais”, comentou o presidente da Associação dos Permissionários, Nelson Marques.

O presidente da Funcarte, Dácio Galvão, fez um breve resumo sobre a história e vida de Abraham Palatinik. Disse que a parceria inaugura um passo largo e, principalmente, na medida em que homenageia a família Palatnik. “Até hoje, Abraham continua numa fila de frente produtiva. Temos hoje aqui um pequeno acervo montado, trabalho doado por ele há 12 anos. O meu foco é celebrar nesse momento a popularização do nome Palatinik na capital. Nós que fazemos a cultura não poderíamos deixar de receber esse presente maior na área da cultura”.

Estiveram presentes também na solenidade, o secretário de Serviços Urbanos (Semsur), Raniere Barbosa, o vereador Hugo Manso e a vice-prefeita da cidade de Igarassu (Pernambuco), Elcione Ramos, que veio a Natal para tratar da questão dos resíduos sólidos (sistema da caça de mariscos) e de iluminação pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário